Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeito Eduardo Braide entrega obras de conservação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

10/08/2022 16h33 - Atualizada em 25/08/2022 18h35

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está pronta para os festejos em homenagem a São Benedito que ocorrerão entre os dias 11 e 15 de agosto. Na noite de terça-feira (9), o prefeito Eduardo Braide entregou as obras de conservação do imóvel histórico que recebeu, entre outros serviços, pintura, revisão do telhado e reparo de rachaduras.

A cerimônia de entrega começou com uma missa celebrada pelo pároco da Catedral Metropolitana de São Luís, padre Roney Carvalho e foi encerrada com uma animada roda de tambor de crioula. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos tem tombamento estadual, federal e mundial, pois integra o perímetro urbano tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"Entregar as obras da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos exatamente quando São Luís celebra 25 anos de tombamento como patrimônio mundial e 410 anos de fundação, para nós, só reforça o compromisso da nossa gestão com a cidade e, especialmente, com o nosso Centro Histórico. E outras obras estão em andamento ou já foram concluídas, como a da Pedra da Memória, o prédio do antigo Banco do Estado do Maranhão (BEM), Fonte do Ribeirão, Centro Acessível, reforma das fachadas dos palácios Arquiepiscopal e do Comércio e outras", destacou o prefeito Eduardo Braide.

Os serviços foram executados pela Prefeitura de São Luís e coordenados pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). As obras foram iniciadas dia 20 de julho e foram acompanhadas pelo corpo técnico da Fumph.

"A igreja estava com um problema estrutural. A calha do telhado estava furada e a água estava penetrando, o que acarretou em uma rachadura, desagregando os materiais e causando uma rachadura na parede próxima de uma das torres. Estudamos o problema, fizemos o projeto e, a partir disso, começamos os trabalhos com o objetivo de entregarmos antes dos festejos que começam dia 11 de agosto", explicou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é parte de um grupo de igrejas brasileiras construídas por Irmandades de homens negros no século XVIII e foi utilizada como matriz da cidade de São Luís, enquanto a real matriz, atingida por um raio, passava por obras de reconstrução.

"Para nós da comunidade, as obras de conservação são muito importantes, especialmente porque estamos às vésperas dos festejos e nós não temos recursos suficientes para as obras", observou Vera Lúcia Sousa, presidente da Associação dos Amigos de São Benedito, entidade que administra a igreja que é ligada à Catedral Metropolitana de São Luís e reúne cerca de 40 membros.

O pároco da Catedral Metropolitana de São Luís, padre Roney Carvalho, destacou que além do aspecto religioso, o templo é um monumento histórico.

"A iniciativa da Prefeitura em reformar a igreja para nós é uma alegria, pois representa uma preocupação do governo municipal em cuidar daqui que é também a promoção do turismo na nossa cidade, gerando renda para a cidade".

Frequentador desde criança, Jorge Teixeira explica que a igreja sempre foi cuidada pela comunidade. "Por ser uma igreja construída por escravos, tem toda uma história a zelar. É tombada e é uma herança não só para a comunidade, mas para a cidade. Por isso mesmo manter essa construção é manter a história", destacou.

A vice-prefeita Esmênia Miranda, os secretários Igor Almeida (Secom), Saulo Santos (Setur), Diego Rodrigues (Semad), Felipe Falcão (Semit) e o secretário adjunto Maurício Heluy (Semed) também participaram da entrega das obras de conservação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Igreja

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é composta de nave e capela-mor, ladeada por duas alas com dois pavimentos. Parte da nave tem seu pé direito duplo seccionado pelo pavimento do coro. Possui frontispício bastante singelo, desenvolvida em um só corpo de fachada retangular.

Compõe-se de duas torres sineiras de base quadrangular, com aberturas para quatro sinos (restando apenas um) terminadas por cúpula em forma de bulbo encimada por cruz. Entre as torres, o frontão de corte bulboso, sobre um quarto de lua estilizado. Trata-se de imóvel de dois pavimentos: térreo e superior, acrescido de duas torres sineiras, ladeando o frontão centrado na fachada principal, voltada para o lado Oeste.