Escolas da Prefeitura recebem escritor Tino Freitas dentro da programação da 17ª Feira do Livro de São Luís
Secom
As escolas da rede municipal de ensino de São Luís receberão, nesta terça (5) e quinta-feira (7), atividades do programa “O Patrimônio nas Escolas”, parte da programação da 17ª Feira do Livro de São Luís, com a participação do escritor Tino Freitas.
A iniciativa busca ampliar a educação patrimonial no espaço escolar, interligando o patrimônio cultural de São Luís aos estudantes, por meio da literatura, conduzindo a experiência marcante da presença dos autores das obras as quais compõem o acervo desse programa, fortalecendo o estímulo à leitura.
Idealizado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), o programa resultou na formação de mais de 900 professores das disciplinas de arte, história e geografia. Em 2025, mais de mil professores de língua portuguesa também receberão esta formação. O programa representa um passo importante para a inclusão da educação patrimonial no Plano Diretor do Município, conforme estabelecido pela Lei nº 7.122/2024.
As visitas de Tino Freitas incluirão sessões de autógrafos, palestras e dinâmicas de leitura, onde o escritor, jornalista e contador de histórias compartilhará suas experiências com os estudantes.
Com mais de trinta livros publicados, Freitas é reconhecido por suas obras que combinam humor, crítica social e experimentação com diferentes suportes narrativos. Seu título “O Boi Bombom”, parte dos livros paradidáticos desenvolvidos pelo programa, é um exemplo de seu trabalho premiado, que já recebeu reconhecimentos como o Prêmio Jabuti e o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ.
O escritor Tino Freitas visitará várias escolas, que incluem as UEBs Monsenhor Frederico Chaves, Alberto Pinheiro, Camélia Viveiros, João Lima Sobrinho, Jornalista Neiva Moreira e Menino Jesus de Praga. As visitas são exclusivas para os estudantes, proporcionando uma experiência enriquecedora e voltada para o aprendizado e a valorização da literatura e do patrimônio cultural.