Central de Licitações

Prefeitura de São Luís promove presstrip de afroturismo no Maranhão

27/06/2024 17h52 - Atualizada em 27/06/2024 17h54

A Prefeitura de São Luís, por meio da Vice-Prefeitura, Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Coordenação de Promoção e Igualdade Racial e a plataforma Guia Negro, fará um presstrip inédito sobre afroturismo na capital maranhense, entre os dias 28 e 30 de junho.

• Clique e se inscreva no Canal da Prefeitura de São Luís no WhatsApp

Na oportunidade, jornalistas e criadores de conteúdo conhecerão as riquezas culturais, patrimoniais, gastronômicas e religiosas de São Luís, com uma programação que envolve a ancestralidade de umas cidades mais pretas do Brasil.

O itinerário dos sete jornalistas passará pelo roteiro do Quilombo Cultural, no bairro Liberdade, visita à Casa de Nagô, Capela de São Pedro, Arraial da Praça Maria Aragão, encontro dos bois no bairro do João Paulo, passeios ancestrais pelo Centro Histórico. Além disso, será inaugurada uma placa na Rua Tomé de Sousa (Liberdade), denominada pelo Guia Negro, como uma das ruas mais pretas e lindas do Brasil, no dia 29 de junho às 11h30.

Além de São Luís, os jornalistas conhecerão o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o polo turístico Floresta dos Guarás, por meio do Termo de Cooperação Técnica, assinado em 2023, pelo prefeito Eduardo Braide. O documento incentiva o fortalecimento do afroturismo em São Luís e a criação de uma rota turística entre 15 municípios, o que ampliará a divulgação e fortalecimento das tradições e identidades afro.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos “o presstrip sobre afroturismo é inédito em São Luís, e possibilitará o fortalecimento da ancestralidade da Ilha e demais cidades, por meio de inúmeras matérias em âmbito nacional que serão veiculadas pela mídia, além de possibilitar maior visibilidade às nossas tradições folclóricas”.

A visita ao polo Floresta dos Guarás acontecerá nos municípios de Guimarães, Cedral, Cururupu, Mirinzal, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu, além de Alcântara.

Os jornalistas são do GloboPlay, Multishow, UOL (Alma Preta), Guia Negro, Mundo Negro, TV Cultura e Folha de São Paulo. O objetivo é ampliar a divulgação e informação acerca de São Luís, como uma Ilha Preta no Brasil, em decorrência da forte influência afro na cidade, presente em diversos locais e territórios turísticos.

O presstrip conta com o apoio de diversas entidades como Sebrae, ABAV, Profissionale Hotel, Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas, Prefeituras de Cururupu, Cedral, Bacuri, Mirinzal, Serrano do Maranhão, Guimarães e Apicum-Açu, Cidade Griot, Instituto da Cor ao Caso, Restaurante Escola do Senac, Secretaria Municipal de Educação de São Luís, Secretaria Municipal de Urbanismo (Blitz Urbana), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social, Boi de Leonardo, Boi da Floresta, Produtora Novo Quilombo, Tambor de Crioula Maracrioula, Bloco Afro Abiyeye Maylo, Restaurantes Flor de Vinagreira, Tempero da Lua, Delícias do Chef SLZ, A Casa do Ogro, Quilombo Damásio, ICMBIO, Pousada Ilha dos Guarás, Agência de Viagens Maiaú, Pousada Recanto das Aves, Pousada Ilha dos Guarás, Restaurante do Joca, Quilombo do Frechal, Estaleiro Naval de Siô Maneles, Espaço Trapiche.