Agência São Luís
saoluis.ma.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Prefeitura de São Luís realiza ‘Jornada Pedagógica 2025’ com foco em acolhimento, inovação e equidade na educação

Por Redação Agência (SECOM)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta segunda (20) e terça-feira (21) a ‘Jornada Pedagógica 2025’. O evento será aberto às 14h, no Multicenter Sebrae e tem como tema “Acolher, Ensinar, Transformar: Uma Jornada pela Equidade na Educação”.

A jornada reforça o compromisso da gestão com uma educação inclusiva, inovadora e transformadora. Mais do que um momento de formação, o evento será um espaço de aprendizado coletivo e troca de experiências entre educadores, gestores e especialistas com o objetivo de construir práticas pedagógicas que respeitem as diversidades e promovam oportunidades equitativas para todos os estudantes.

“A Jornada Pedagógica abre o ano letivo da rede municipal de São Luís, reunindo mais de 4 mil professores e gestores de todas as etapas: educação infantil, ensino fundamental e EJA. O evento promove trocas de experiências e planejamento coletivo, destacando o compromisso com práticas pedagógicas que acolham a diversidade, fortaleçam a qualidade do ensino e transformem vidas”, destacou a secretária municipal de Educação, Caroline Salgado.

Durante os dois dias de programação, serão realizadas palestras, oficinas práticas e diálogos sobre temas fundamentais para a educação contemporânea, como inclusão, práticas antirracistas, inovação pedagógica e fortalecimento socioemocional. Apresentações culturais também integrarão a jornada, valorizando a riqueza e diversidade cultural de São Luís e ampliando horizontes para novas práticas educacionais.

Entre os destaques estão as palestras com José Pacheco, referência em inovação educacional, e Anna Penido, que abordará o papel transformador da escola, além de discussões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação antirracista e inclusão socioemocional.