Prefeito Eduardo Braide abre Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2024
Por Redação Agência (SECOM)
O prefeito Eduardo Braide abriu, nesta quarta-feira (29), os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2024. A cerimônia foi realizada no Ginásio Costa Rodrigues (Centro), reunindo atletas, equipes e representantes das escolas competidoras, autoridades, além de gestores municipais. Os jogos serão realizados entre os dias 30 de maio a 15 de junho.
"Este ano teremos as Olimpíadas e todos nós teremos a oportunidade de acompanhar os melhores atletas do mundo disputando os primeiros lugares no pódio. Um momento em que o mundo inteiro compreende a importância do esporte na vida dos jovens. E, aqui em São Luís, realizando mais uma edição dos Jogos Escolares Ludovicenses, os JELS, nós temos a oportunidade não só de garantir o incentivo ao esporte em nosso Município, mas também de impulsionar nossos atletas cada vez mais; por isso quero agradecer a cada educador e atleta que se inscreveu, a cada pai, que incentivou os seus filhos, entendendo que o esporte é um caminho vencedor", disse o prefeito Eduardo Braide.
A competição constitui-se em uma etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e vai reunir escolas das redes públicas municipal, estadual, federal e privada. Os jogos contam com a participação de 20 escolas da rede pública municipal, 47 escolas da rede pública estadual e 55 instituições da rede privada, totalizando mais de 4 mil atletas inscritos nas mais diversas modalidades.
A disputa se divide nas categorias entre 12 a 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (infanto), em 24 modalidades esportivas.
“Os jogos escolares de nossa cidade são mais que uma competição esportiva. Eles representam a oportunidade de cultivar valores como o respeito, a solidariedade, a disciplina e o espírito de equipe. Aqui os alunos têm a chance de mostrar seu talento, superar desafios e construir amizades que levarão para a vida toda. Ao longo dos próximos dias, veremos competições emocionantes e acima de tudo, a alegria e o empenho de cada participante”, contou o secretário da Semdel, Romário Barros.
O presidente da Federação Maranhense de Desporto Escolar (Femade), Hamilton Ferro, frisou a importância dos jogos e da prática esportiva para o desenvolvimento educacional dos jovens. “A realização dos jogos escolares da capital é o marco na história do esporte escolar de São Luís. Essa é mais uma edição realizada pelo prefeito Eduardo Braide, garantindo a participação de estudantes e atletas de São Luís na próxima etapa dos jogos escolares que é o JEMEs. Além da inserção desses jovens em mais de 20 modalidades esportivas, os jogos proporcionam um grande movimento esportivo em torno da educação escolar. O esporte como ferramenta de educação passa a ter valor e colocado na pauta de discussão das organizações escolares e esse movimento é muito saudável e importante no desenvolvimento dessa juventude”, afirmou Hamilton Ferro.
Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Caroline Marques, enfatizou a construção de valores que o esporte proporciona, além do incentivo que a Prefeitura vem dando a ele, com a revitalização e construção de novos espaços esportivos, inclusive dentro das escolas. “Este é um momento de celebração do esporte e também que demonstra todo o esforço que a gestão do prefeito Eduardo Braide tem dedicado à revitalização e construção de novos espaços esportivos, com a entrega de quadras para diversas comunidades da cidade, assim como a reforma de dezenas de quadras e ginásios esportivos nas nossas escolas da rede municipal, favorecendo a prática esportiva e garantindo mais oportunidade a nossa juventude", enfatizou Caroline Marques.
Alunos e professores destacam importância dos JELs
A professora de Educação Física da UEB Mário Andreaza, Selma Sá, destacou a importância do esporte na vida dos estudantes. "O esporte, na verdade, é a forma de incluir todos os alunos, livrando da marginalidade e da negligência social. Esporte é vida, é saúde, integração e garante muitas possibilidades, abre muitos caminhos na vida do aluno, por isso acredito que eventos como o JELs são essenciais para o apoio do esporte educacional e no desenvolvimento social dos nossos jovens".
O professor de Educação Física do Centro de Ensino Barbosa De Godois, Eduardo Teles, frisou a importância do incentivo para prática esportiva nas escolas e da conscientização de que esporte e educação caminham juntos. “O atleta surge na escola. Eu tenho 47 anos de esporte, comecei aos 13 anos, em 1975, nos jogos escolares maranhenses. Já fui técnico, dirigente e foi a escola que me ensinou a ser atleta. Os atletas começam as atividades na escola. Se não tiver esporte na escola, não tem atleta. É preciso lembrar que o esporte ajuda na educação, na formação e salva vidas”, declarou Eduardo Teles.
Adriele Alana é aluna da UEB Rivanda Berenice e compete pela segunda vez nos Jogos. Para o JELS 2024, a estudante vem com ainda mais garra para seguir trilhando o caminho do esporte. "Essa é a minha segunda competição no JELs e quero muito ganhar medalhas e também experiência para seguir competindo, pois amo praticar atletismo", afirmou.
A vontade de fazer bonito e subir ao pódio é de todos e não falta estudante prometendo fazer bonito. “Esse é o segundo ano que estou representando a escola. Estamos muito felizes e esperançosos em conseguir conquistar mais um título”, contou Maria Eduarda Costa Alves, estudante do Colégio Objetivo.
João Victor Costa Vieira, estudante do Centro Maria José Aragão é atleta de futsal e também está animado para a competição. “A gente veio para ganhar, com marra e tudo, vamos ser campeões”.
"Treinamos bem, estamos focados e vamos buscar um título. Nesse ano vai ser show de bola e vamos até a final", afirmou Jean Lucas Durans da UEB Mário Andreza.
Solenidade de abertura
A solenidade de abertura reuniu estudantes de diversas escolas das redes pública e particular de ensino que participarão dos JELs. Na ocasião, além das falas das autoridades, foram apresentadas por alunos atletas premiados as bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís. Atletas campeões também foram responsáveis por carregarem e acenderem a tocha olímpica para simbolizar o início do JELs 2024.
A aluna Yasmim Davilla Boaes Gomes, de 15 anos, vice-campeã brasileira de handebol no Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e vice-campeã sul-americana acendeu a tocha olímpica e deu início ao percurso de revezamento, passando-a para o estudante Pedro Lopes Santos Silva, atleta da modalidade basquete da escola Upaon Açu, primeiro colocado no JEB’s. Em seguida foi a vez de Henry Gabriel Mochel Corrêa Diniz, do colégio Vinicius de Moraes, primeiro colocado no JEBs, na modalidade Tênis de mesa. Por fim, o estudante Gabriela Moraes Abreu, da escola APAE, segundo colocado na modalidade handebol, concluiu o percurso, acendendo a Pira Olímpica, com o prefeito Eduardo Braide declarado, logo em seguida, abertos os Jogos Escolares Ludovicenses 2024.
Participaram também da abertura dos JELs, a vice-prefeita Esmênia Miranda; os secretários Júnior Viera (Semcas); o assessor técnico da Prefeitura de São Luís, Cléber Verde Filho; os vereadores Marlon Garcia (Republicanos); Karla Sarney (PSD); o deputado estadual Soldado Leite (PSC); o diretor executivo do JELs 2024, Pablo Linhares; o presidente do Moto Clube, Mário Júnior; além de lideranças comunitárias, pais e a comunidade escolar.