Prefeitura abre festa de Réveillon com shows de artistas locais e nacionais na 'Cidade da Virada'
Por Redação Agência (SECOM)
Foi apoteótica a primeira noite de programação de iniciativa da Prefeitura de São Luís para saudar 2025, na ‘Cidade da Virada’, montada ao lado do Terminal da Integração da Praia Grande, no Centro Histórico.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o evento de segunda-feira (30) abriu com chave de ouro as festividades do Réveillon direcionado às famílias ludovicenses moradoras de diversos bairros da capital. O ápice da festa será nesta terça-feira (31), a partir das 19h, com um espetáculo pirotécnico de oito minutos e shows de Ana Castela, Turma do Pagode, Klessinha, Fabrícia e Michele Andrade.
A abertura da programação foi um presente extra para a população ludovicense, que cantou e dançou com Pedro Sampaio, Iguinho & Lulinha e Erick Andrade. As boas-vindas foram dadas pelo prefeito de São Luís, Eduardo Braide; que estava acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide. Também participaram a vice-prefeita, Esmênia Miranda; e o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.
“É um Réveillon que, com certeza, marcará a história da nossa cidade. Nesta segunda-feira, é a primeira noite e a lembramos que a população encontra neste espaço uma ótima estrutura e segurança. É um evento para as famílias ludovicenses e, também, para os turistas. Afinal, alcançamos a marca histórica de 100% de ocupação da rede hoteleira, provando que valeu a pena o investimento. Já estamos, inclusive, divulgando a programação do nosso Carnaval 2025, para que os visitantes se programem e venham prestigiar a nossa grande festa popular”, disse o prefeito Eduardo Braide.
O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, ressaltou que o prefeito Eduardo Braide sempre quis fazer uma festa de Réveillon em São Luís e está tendo esta oportunidade pela primeira vez, em duas noites de programação, com toda infraestrutura e segurança, incluindo videomonitoramento.
“Todas as pessoas que chegam a este evento são revistadas e passam por detectores de metal. A população também dispõe de transporte para chegar e voltar para casa, com tranquilidade. Os ônibus circulam até a última atração da noite. Além disso, temos uma programação para todos os gostos”, destacou Maurício Itapary.
Pedro Sampaio
Uma das atrações mais aguardadas do line-up, o DJ e cantor Pedro Sampaio regressou à Ilha do Amor, agitando o público e repetindo o sucesso de sua apresentação no mês de janeiro deste ano, no pré-Carnaval de São Luís.
Do pop ao funk de favela, o dono do hit ‘Cavalinho’ fez um passeio dançante pelos seus mais tocados sucessos, sempre homenageando o funk e incluindo faixas de canções em inglês com novos arranjos, além de homenagens a artistas como Anitta e Joelma. A recepção a Pedro Sampaio teve show de fogos de artifício, formando um espetáculo de cores e luzes cobrindo aquela região do Centro Histórico de São Luís.
“Estou muito feliz de estar aqui pela segunda vez. A primeira foi em janeiro e São Luís me deu muita sorte, pois foi o dia em que a música ‘Pocpoc’ pegou o Top 1 do Brasil e ainda ganhei uma camisa do Sampaio Correia, que trouxe agora. Vim preparado para fazer uma grande festa com o meu balé, que é um dos maiores do Brasil”, disse Pedro Sampaio, antes de subir ao palco.
Na numerosa plateia, os fãs gritavam em uníssono o nome do ídolo. Larissa Reis, de 19 anos, compareceu com o namorado. Moradora do Bairro de Fátima, ela revelou que acompanha o trabalho de Pedro Sampaio desde que ele começou a aparecer na mídia e surgiu nas redes sociais.
“Ele é maravilhoso e sou fã. Olho o Instagram dele todos os dias e, inclusive, vi que ele chegou aqui em São Luís por volta das cinco da manhã e foi direto para a praia gravar um vídeo de retrospectiva do ano”, disse Larissa, justificando que é fã de carteirinha do artista.
Iguinho & Lulinha
A dupla sergipana Iguinho & Lulinha levou altas doses de forró de vaquejada, piseiro, brega e sofrência para a primeira noite de festa alusiva à chegada do novo ano na Ilha do Amor. O ritmo veloz e os vocais que remetem ao aboio (canto para chamar a boiada no sertão), entregaram mais uma vez o estilo inconfundível dos irmãos já conhecidos do público ludovicense.
“Estivemos aqui, no início deste ano, e lembramos que choveu muito naquele dia, mas foi uma experiência maravilhosa, pois adoramos São Luís e sempre somos muito bem recebidos na cidade”, disse a dupla.
A programação da Prefeitura abre espaço, também, para os talentos maranhenses. O primeiro a se apresentar foi o cantor Erick Andrade, que levou sua energia, alto astral e repertório animado para a ‘Cidade da Virada’, com direito a swingueira, forró atual e das antigas, tik-tok, entre outros ritmos.
“Enquanto artista, me senti extremamente valorizado ao participar desta grande festa, que dispõe de uma ótima estrutura para que nós possamos nos apresentar, ao lado das atrações nacionais. Muito feliz e lisonjeado de fazer parte desse Réveillon maravilhoso”, disse Erick Andrade, que subiu no palco já com o termômetro nas alturas.
Programação desta terça-feira (31)
A programação terá continuidade na noite desta terça-feira (31), com show pirotécnico de oito minutos e a presença estrelada de Ana Castela, Turma do Pagode, Klessinha, Fabrícia e Michele Andrade. A cantora, compositora e musicista Ana Castela, ganhadora do Grammy Latino como melhor cantora sertaneja e dona de hits como “Pipoco”, “Boiadeira” e “Nosso Quadro”, vai embalar a plateia com o agronejo, que faz referência ao universo do agronegócio.
Outra atração bastante esperada é a Turma do Pagode, grupo que está comemorando duas décadas de estrada e deve apresentar hits conhecidos de seu vasto repertório, que inclui canções como “Lancinho”, “Deixa em Off”, “Cobertor de Orelha” e “Sua Mãe Vai Me Amar”. Klessinha, por sua vez, vai abalar as estruturas com as músicas mais tocadas da seresta, combinando o melhor desse gênero musical com uma pitada de modernidade.
Com 12 composições originais e seis bandas no currículo, Klessinha carrega na bagagem muita experiência e aprendizado, o que garante a consolidação de seu espaço na música e nos corações dos fãs. Entre os sucessos que levam sua assinatura, destacam-se “Amor Sem Fim”, “Volta Pra Mim” e o recente “Lembranças de Nós Dois”, que já virou hino de quem adora sofrer cantando.
As cantoras Michele Andrade e Fabrícia incrementarão a programação da noite, com muita diversão, segurança e conforto para todos que forem celebrar a chegada de 2025 no Centro Histórico. Com um formato que agrega organização, segurança e diversidade cultural, o Réveillon na ‘Cidade da Virada’ é o mais diversificado e popular de São Luís.
Segurança e serviços
A Prefeitura montou rigoroso esquema de segurança, que começa desde a entrada do evento, onde o público passa por revista nas baias de entradas. São 180 homens da Guarda Municipal, 60 policiais militares, 30 agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), 16 bombeiros militares, 18 profissionais no Posto Médico, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, duas ambulâncias, 160 seguranças privados, 30 bombeiros civis e 16 agentes de limpeza.
Tanto o acesso quanto a comercialização de bebidas em garrafas de vidro estão proibidos. A iluminação pública na região foi reforçada e há torres de monitoramento com centrais de apoio estrategicamente posicionadas.
As torres contam com equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. Além da central de videomonitoramento com reconhecimento facial instalada no local do evento, os postos médicos também foram posicionados e equipados para atendimentos de emergência, além do suporte de duas ambulâncias.
Comércio legal
Uma ampla praça de alimentação está disponível dentro da ‘Cidade da Virada’. O espaço conta com comerciantes cadastrados pela Blitz Urbana, garantindo a organização. Alimentos e bebidas são vendidos de forma segura e em conformidade com as normas sanitárias.
Trânsito
O evento foi planejado para facilitar o acesso do público. A avenida principal da Praia Grande continua operando normalmente, assim como o fluxo de ônibus no Terminal. A SMTT atua com equipes no local ao longo da programação, orientando motoristas, reforçando a sinalização e garantindo a fluidez no tráfego. Com esses cuidados, o público consegue chegar e sair do evento com tranquilidade.