O site usa cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, assim como providenciar alguns recursos essenciais. Ao continuar em nosso site, você concorda com a nossa Política de Cookies, Privacidade e Termos de Uso.
Prefeitura de São Luís realiza Dia D de combate ao Aedes aegypti
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís realiza, nesta sexta-feira (15), uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, com o objetivo de alertar a população sobre as medidas de prevenção à dengue, zika e chikungunya.
Na Praça do Panteon (Centro), das 8h às 11h, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e outras entidades vão realizar ações de abordagem educativa da população e sensibilização para a importância da participação de todos no combate ao vetor da doença.
Durante esta semana, a Prefeitura realizou em toda a cidade um trabalho de intensificação das visitas às residências para inspeção e tratamento de depósitos, orientação da população e nebulização espacial com o carro fumacê. Além disto, foi feito recolhimento de bagulho volumoso e pneus, mutirão de limpeza, palestras e atividades educativas em escolas.
O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, alerta que, com a proximidade do período chuvoso, é necessário redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.
“O início do ano alterna altas temperaturas com pancadas de chuva, que criam um ambiente muito favorável à reprodução do Aedes aegypti, aumentando os casos de dengue, zika e chikungunya, por isso, é preciso intensificar as medidas para restringir a formação de criadouros do mosquito”, pontua.
Segundo dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária de São Luís, este ano, até o início de dezembro, São Luís registrou 1.453 casos de dengue, 1.813 casos de chikungunya e 16 casos de zika.
A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar as condições favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, evitando deixar água armazenada em recipientes que possam se tornar criadouros do mosquito.