Agência São Luís
PERÍODO
De

Prefeitura realiza ‘Arraial do Cuidado’ aos servidores da Educação de São Luís

Por Redação Agência (SECOM)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou, na última quarta-feira (23), em sua sede, o Arraial do Cuidado. A atividade contou com a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), e consistiu em um dia para a realização gratuita de testes de covid aos servidores da Rede de Ensino de São Luís. A ação faz parte da estratégia do prefeito Eduardo Braide no combate à pandemia e somam-se às outras, a exemplo da vacinação em massa.

“Monitorar e controlar a disseminação do coronavírus é um dos caminhos para vencermos essa doença. É de fundamental importância realizarmos ações como essa, atendendo às medidas do prefeito Eduardo Braide de combate à pandemia. Em breve, teremos novas chamadas para aqueles que não conseguiram participar da testagem. Esse momento integra a construção de um caminho que segue junto à vacinação para que, futuramente, possamos retomar as nossas aulas nas unidades de ensino básico, com segurança”, disse o secretário municipal da Educação, Marco Moura.

O teste RT-PCR, disponibilizado aos servidores da Educação, requer a coleta profunda de uma amostra da parte posterior do nariz com a utilização de um cotonete comprido. Após o recolhimento do material específico, é colocado no acessório de reagente próprio e o resultado sai em 15 minutos.

O servidor David Soares fez o teste na Semed e saiu satisfeito com o resultado. “Consegui fazer o teste, e graças a Deus deu negativo. Estou tranquilo a partir de agora. Essa iniciativa da Semed é muito boa”, disse lembrando ainda continuará a cumprir com as medidas de proteção social, como o uso de álcool em gel, máscaras e distanciamento.

Segundo a Superintendente de Recursos Humanos da Semed, Célia Durans, essa ação contempla o planejamento de valorização do quadro de servidores. “Estamos cuidando e valorizando essas pessoas que compõem esta secretaria, e a saúde de todos é prioritária”.

O Arraial do Cuidado sensibilizou os organizadores, a exemplo de Aglla Bastos, da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária. “A adesão dos servidores da Semed estimulou a nossa equipe, resultando no sucesso dessa mobilização de saúde tão importante”.

A ação foi idealizada pela Assessoria de Comunicação, Superintendência em Recursos Humanos, da Semed; e a Vigilância Sanitária, mantendo todos os cuidados necessários, inclusive com horários agendados para evitar aglomerações.

Centros de Testagem da Prefeitura de São Luís

A capital maranhense possui vários pontos de testagem contra a Covid-19 como forma de descentralizar o serviço e possibilitar que mais pessoas possam ser testadas. Os pontos estão localizados em todas as Unidades Mistas de Saúde; nas Unidades Hospitalares do Município; nos Terminais de Integração do Distrito Industrial e Praia Grande; nos Centros de Atendimento as Síndromes Gripais Leves.