Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência

Centro Acessível - Totem informativo

1- ANFITEATRO: 

Espaço oval acessível que, no interior, dispunha de degraus formando assentos, em torno de uma arena onde pode ser realizado espetáculos públicos, representações dramáticas, atrações culturais e jogos.

2 - ODYLO COSTA FILHO:

O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho (CCOCF) é um espaço cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). Fica localizado na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. O local promove o envolvimento da comunidade com espetáculos e difusão das técnicas do fazer artístico.

O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho foi fundado em 06 de novembro de 1979, por meio da Lei nº 4102/79, com o nome de Centro de Artes e Comunicações Visuais – CENARTE. Funcionava na rua do Sol. Em 1981, passou a ter a denominação atual. em homenagem ao poeta e jornalista maranhense Odylo Costa Filho. Em dezembro de 1988, foi inaugurada a nova sede, na rua Rampa do Comércio, na Praia Grande. Anteriormente, o local serviu como instalação de atividades comerciais, como depósitos e armazéns de tecidos. 

Tem como missão servir a comunidade maranhense, estimulando as linguagens artísticas, possibilitando a criação, capacitação e difusão em seus múltiplos espaços, fomentando a cultura e a convivência de mestres e aprendizes, trocando de experiências.

O Centro dispõe de cinema, teatro, biblioteca e espaços para exposição; além de oferecer cursos de diversas expressões artísticas nas áreas das artes visuais e cênicas


3 - ESTACIONAMENTO DA PRAIA GRANDE:

O estacionamento de veículos está localizado em frente à Câmara Municipal na Praia Grande. É gratuito e possui acessibilidade.

4 - CÂMARA MUNICIPAL:

Câmara Municipal de São Luís é o órgão legislativo do município de São Luís, no Maranhão, é composta de 31 vereadores. Foi instalada de forma efetiva em 1619, após a expulsão dos franceses, com a chegada de 200 casais açorianos. Por determinação do general Alexandre de Moura, foi doada uma légua de terra para a instalação da futura Câmara, o que iria ocorrer no governo do Capitão-mor Felipe Diogo da Costa Machado (1619-1622).

No período colonial, as câmaras municipais eram responsáveis pela manutenção da ordem e administração das vilas e cidades dos domínios coloniais de Portugal. Cabia a elas a coleta de impostos, regular o exercício de profissões e ofícios, regular o comércio, cuidar da preservação do patrimônio público, criar e gerenciar prisões, etc.

Até o século XVII, era composta por dois juízes ordinários, três vereadores e um procurador. A partir do século XVIII, surgiu o cargo de juiz de fora. No processo de eleição dos três cargos, os denominados homens-bons (normalmente proprietários de terra) escolhiam os eleitores e estes elegiam os membros da Câmara. Outros cargos que auxiliavam os membros da Câmara na administração da cidade eram: escrivão, almotacés, tesoureiro, alcaide, porteiro, afilador, arruador, dentre outros.

As câmaras municipais passariam por mudanças durante o Império do Brasil, com redução de seus poderes, cabendo ao vereador mais votado assumir a presidência da câmara (com função adicional equivalente à do atual prefeito).

Com a Proclamação da República, cria-se o cargo de intendente e, posteriormente, o de prefeito e as prefeituras, que passam a exercer as funções executivas do município, enquanto que as câmaras municipais se limitam às funções legislativas.

Atualmente, a Câmara Municipal fica localiza na Rua da Estrela, no Centro da cidade. Há um projeto de transferência da sede para o prédio da antiga Fábrica São Luís, mas a obra depende de recursos financeiros e autorização do IPHAN. No passado, funcionava no Palácio de La Ravardière, atual sede da Prefeitura de São Luís.

5 - MERCADO DAS TULHAS:

O Mercado das Tulhas (também conhecido como Casa das Tulhas, Feira da Praia Praia Grande ou Mercado da Praia Grande) é um mercado especializado em produtos maranhenses, localizado no Centro Histórico de São Luís.

Ocupando uma edificação retangular, possui quatro entradas A principal delas fica localizada na Rua da Estrela. Também há entradas na Rua Portugal e outras duas com laterais para o Centro de Criatividade Odylo Costa Filho e a Câmara Municipal de São Luís.

Na área externa, existem lojas comerciais que vendem artesanato e vestuário. Na parte interna, há inúmeros boxes, bancadas e barracas vendendo produtos ligados à gastronomia, incluindo comidas típicas, temperos, bebidas artesanais, tiquira, cachaças, licores, castanhas e doces.

6 - TEATRO JOÃO DO VALE:

O Teatro João do Vale é um teatro localizado na cidade de São Luís, no Maranhão.

Funcionou como um antigo depósito de açúcar, até o barracão ser adquirido pelo Governo do Maranhão, na administração de Epitácio Cafeteira (1987-1990), durante a execução do Projeto Reviver, sendo denominado Teatro Canarinho.

Após reforma, recebeu o nome de Teatro João do Vale, em homenagem ao compositor maranhense já falecido. Foi inaugurado em dezembro de 2001, com a intenção de funcionar como laboratório para o Curso de Formação de Atores do Centro de Artes Cênicas do Maranhão/CACEM. 

Possui lotação de 400 lugares (307 na platéia e 93 no mezanino) e está localizado na Rua da Estrela, nº 283, na Praia Grande, entre as Praças Nauro Machado e Valdelino Cécio e o Beco da Pacotilha.

 

7 - PRAÇA NAURO MACHADO:

A Praça Nauro Machado é uma praça localizada em São Luís, no Maranhão, em seu Centro Histórico.Foi construída em 1982, com o nome de Praça da Praia Grande. Em 2001, ganhou a denominação atual, em homenagem ao poeta maranhense Nauro Machado.

O local é um pontos turísticos mais visitados da cidade, sendo a principal praça do Reviver. É um dos mais importantes espaços públicos do Centro Histórico, sendo palco para manifestações culturais como apresentações de Bumba meu boi, festivais de música e teatro de rua. Além disso, é um ponto de encontro nos fins de semana, em razão dos vários bares e restaurantes no local.

Nessa praça, também se localizam a Defensoria Pública do Estado do Maranhão e o Teatro João do Vale, ao lado do qual fica uma conhecida escadaria.

8 - BANHEIRO\POLÍCIA:

Banheiro público acessível ao lado de um posto da Polícia Militar localizado na Praça Nauro Machado

 

9 - BARES E RESTAURANTES:

 

10 – ARTESANATO: 

 

11- MUSEUS E CULTURA: 

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão, localizado em São Luís, guarda o maior acervo de azulejos em exposição, provenientes de doações. Grande parte do patrimônio azulejar maranhense é em sua maior parte proveniente de Portugal, mas também possui influência da França.[2]

Considerado o maior prédio em azulejos do país (tem três pavimentos), o Solar São Luís foi construído na segunda metade do século XIX. 

12 - CASA DE NHOZINHO:

O Museu Casa de Nhozinho, é um museu localizado na cidade de São Luís, no Maranhão, em seu Centro Histórico..]Inaugurado em 2002, foi instalado num casarão de 4 andares, construído no início do século XIX. Seu nome é uma homenagem ao artista popular, Antônio Bruno Pinto Nogueira (1904-1974), o Nhozinho, mestre na talha de buriti, nascido em Cururupu.

O museu reúne um conjunto primoroso de elementos do cotidiano regional, com peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, teares de rede, vasos de cerâmica, toalhas de buriti, bonecos populares, plumárias indígenas, brinquedos que imitam bichos. Também guarda peças que revelam os costumes e a forma de viver do povo maranhense, desde os primórdios: ferros de gomar, fogões a carvão, a casa de farinha, a figura dos pregoeiro e o cofo, um tipo de cesto feito com folha de palmeiras nativas, como o babaçu.

No último andar, podem ser vistas peças do acervo artístico deixado por Nhozinho, como brincantes de bumba-meu-boi sotaque costa de mão, personagens do folclore maranhense, embarcações feitas em buriti, imagens para presépios, miniaturas das mulheres rendeiras, além das ferramentas que utilizava.