Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeito Eduardo Braide requalifica e entrega UEB Sofia Silva, na Vila Passos 

23/07/2021 18h37 - Atualizada em 27/07/2021 14h11
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (23), mais uma unidade de ensino municipal requalificada por meio do programa Escola Nova. A Unidade de Educação Básica (UEB) Sofia Silva, na Vila Passos, recebeu novo mobiliário, equipamento, recursos integrativos, e foi totalmente adaptada para atender aos novos protocolos sanitários por causa da pandemia da Covid-19. Com isso, a retomada das aulas presenciais em agosto ocorrerão com mais conforto, segurança e melhores condições de ensino-aprendizagem.  

“Hoje estamos entregando a UEB Sofia Silva, escola da educação infantil, após reforma e requalificação. É mais uma unidade reestruturada por meio do programa Escola Nova com o qual vamos garantir escolas mais seguras, cumprindo todas as recomendações sanitárias necessárias para a retomada das aulas presenciais a partir de agosto. Além disso, com os novos equipamentos, mobiliário e outras melhorias, os alunos terão uma escola mais qualificada, melhorando seu aprendizado”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, fez um chamamento aos pais para que façam a matrícula de seus filhos. “Estamos recuperando a rede escolar para garantir melhores condições de ensino-aprendizagem às nossas crianças. Agora cabe aos pais procurarem a secretaria das escolas e fazer a matrícula de seus filhos. A rede municipal ainda tem vagas. Vamos retomar as aulas presenciais e queremos todas as nossas crianças em sala de aula”, disse. 

Requalificação

A UEB Sofia Silva atende a 80 alunos da educação infantil, dos 3 aos 5 anos, e mais 9 alunos na sala de recursos, onde são realizadas atividades para potencializar as habilidades de crianças que tenham transtornos do espectro autista. 

O secretário Municipal de Educação, Marco Moura, afirmou que a rede municipal de ensino de São Luís passa por ampla reestruturação.

“Estamos cumprindo a determinação do prefeito Eduardo Braide para recuperar toda a rede de ensino municipal, incluindo a estrutura física, modernização, novos fluxos de gestão, a regularização dos conselhos escolares, adequação da carência de professores, a adaptação para as novas necessidades sanitárias, novas formas de acolhimento aos alunos e suas famílias e, principalmente, o planejamento para o retorno seguro e organizado às aulas presenciais a partir de agosto”, afirmou. 

A escola passou por retelhamento, reforma dos banheiros, que agora passam a contar com cabines individuais e foram adaptados para uso por crianças. O banheiro de uso adulto também foi reativado. As redes elétrica e hidráulica passaram por revisão, foi feita a troca da bomba d'água, pintura interna e externa, feita a substituição de toda iluminação da escola, revisão de esquadrias e climatização de todas as salas de aulas. 

Todas as intervenções foram realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “O prefeito Eduardo Braide determinou que as secretarias trabalhem de forma integrada para trazer os benefícios que a população precisa. Neste sentido, temos executado todas as obras de reforma na rede de ensino a partir de um levantamento feito pelas equipes da Semed, deixando as escolas em condições de receber os alunos com dignidade e segurança”, informou. 

A unidade de ensino recebeu ainda dois computadores com internet de alta qualidade, uma TV de 43 polegadas, data show e novo mobiliário. 

Por causa da pandemia da Covid-19 a escola foi adaptada para atender aos novos protocolos sanitários. Foram instaladas estações para a lavagem das mãos, sinalização por toda a escola reforçando a importância do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

Aprovação

Com todas as melhorias, Pedro Augusto de 6 anos, aluno da educação infantil II, não vê a hora de voltar para as aulas presenciais. “A escola está incrível. Quero logo poder voltar a estudar nela”, disse. 

As novas instalações agradaram também a mãe de Pedro Augusto, Jéssica Adrielly. “A escola estava precisando muito de uma reforma. Agora ela está do jeito que os alunos merecem. Tenho certeza que não só o Pedro Augusto como também todos os alunos vão se sentir muito mais empolgados para estudar”, comentou. 

Entrega

A UEB Sofia Silva é a sexta unidade de ensino entregue totalmente reformada e requalificada pela gestão Eduardo Braide por meio do programa Escola Nova. Já foram entregues as UEBs Jackson Kepler Lago, na Cidade Operária; Pedro Marcosini Bertol, no Jaracaty; Alberto Pinheiro (anexo infantil), no Centro; Senador Miguel Lins, Ipase de Baixo; e Mary Serrão Ewerton, no bairro Pedrinhas I (BR-135, KM 4), na zona rural de São Luís.