Gabinete da Vice-Prefeita

Prefeitura de São Luís e UFMA vão transformar Planetário em espaço turístico e de divulgação científica

08/07/2021 20h04 - Atualizada em 13/07/2021 18h44

Com o objetivo de despertar o interesse de todos pela ciência, além de auxiliar no ensino-aprendizagem dos alunos das escolas públicas municipais da capital, a Prefeitura de São Luís e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinaram, nesta quinta-feira (8), um termo de cooperação técnica para transformar o Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário, localizado no campus da instituição na capital, em um espaço turístico e de divulgação científica.

O Planetário visa, de forma multidisciplinar, desenvolver ações que apresentem a ciência a todos de forma pedagógica por meio de palestras, conferências, oficinas, mostras, exposições itinerantes e interativas, tendo por objetivo tornar-se um espaço de referência em divulgação científica, popularização da ciência e ensino de astronomia no Maranhão.

"A Prefeitura de São Luís fica muito feliz em ser convidada para ser parceira desse espaço. Tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para divulgar, ajudar a fazer com que as pessoas aprendam aqui, o Município vai fazer", garantiu o prefeito Eduardo Braide.

Ainda de acordo com o prefeito de São Luís, o espaço será importante para a popularização da ciência na cidade.

"Será um espaço que oferecerá vários experimentos, mostras e tantas outras ações importantes e não só para os estudantes, mas, também, para todos aqueles que quiserem conhecer um pouco mais da ciência. Esse vai ser, inclusive, um espaço turístico de São Luís", finalizou.

A celebração do termo de cooperação técnica entre o executivo municipal e a instituição federal de ensino superior, além de ter acontecido no Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador Científico, foi marcada por uma programação especial, na qual os visitantes tiveram acesso ao Planetário Móvel, aos experimentos do Ciência Móvel, a telescópios, a experimentos interativos de ciências e instalações do Planetário.

Houve, ainda, uma mostra científica composta por experimentos de eletricidade, de óptica, de mecânica, de termodinâmica, de óptica física, além do Planetário Digital.

De acordo com o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado, o Planetário será um dos espaços mais ricos de São Luís, no que se refere à ciência, tecnologia e inovação.

"Essa iniciativa, que se fortalece com o convênio firmado hoje com a Prefeitura de São Luís, vai agregar conhecimento à população em geral. Estamos, enfim, materializando um sonho iniciado em 2012, que já está 80% concluído", destacou.

A premissa da construção do Planetário é, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, fazer com que o conhecimento científico ultrapasse os muros das universidades e alcance a comunidade leiga.

"No ano em que a ciência foi tão divulgada, por causa da pandemia, iniciativas como essas são importantíssimas para nutrirmos em todos o conhecimento, popularizando, assim a ciência", ressaltou a coordenadora-geral de popularização da ciência, tecnologia e inovação, Silvana Stonski.

Acompanharam o prefeito durante a assinatura do termo de cooperação técnica, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda; os secretários municipais de Educação e Turismo, Marco Moura e Saulo Santos, respectivamente; e a vereadora Karla Sarney. Também esteve presente o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Henrique Mariano Amaral.

Educação e Turismo

O Espaço da Ciência e do Firmamento - Planetário será um espaço importante para a educação que se quer construir em São Luís, disse o secretário de Educação, Marco Moura.

"Esse instrumento será extremamente importante para a consolidação de uma educação moderna e cada vez mais aderente ao mercado de trabalho. O planetário será uma ferramenta de imensa contribuição para o trabalho interdisciplinar dos nossos alunos, principalmente das séries finais do ensino fundamental".

Além de um espaço para o auxílio na educação no município, o Planetário também será um espaço que fortalecerá o turismo de São Luís.

"Essa cooperação técnica entre a Prefeitura e a UFMA dará a possibilidade de a secretaria de turismo transformar esse espaço em mais um ponto de visitação da nossa cidade. Esse local vai agregar a São Luís ainda mais valor turístico, enriquecendo nossa cidade com um ambiente que a gente já está acostumado a ver em outras poucas cidades pelo país", destacou o secretário Saulo Santos, titular da Secretaria Municipal de Turismo.

SAIBA MAIS

Localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, campus de São Luís, o espaço conta com um auditório para 200 pessoas, salão de exposição, um planetário e um teatro digital fixo com capacidade para 90 pessoas. A área total construída será de 4.709,27 m².

Quando concluído, o Espaço Ciência será um dos principais veículos de divulgação científica do país, composto de auditórios, salão de exposição, laboratório, lanchonete, loja de souvenir, além de um grande terraço de observação de astros por meio de lentes e a olho nu, realizando a integração entre o conhecimento científico produzido na UFMA, no Brasil e mundo, com o objetivo de tornar a ciência mais acessível.