Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes

Prefeitura de São Luís promove ação educativa e de conscientização sobre o Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios

23/09/2022 16h03 - Atualizada em 06/10/2022 12h00

O Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios foi celebrado pela Prefeitura de São Luís com uma programação que mobilizou estudantes da rede municipal de ensino. A ação ocorreu esta semana, na Avenida Litorânea (Calhau) e foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA/Semed). A programação teve o apoio de equipes das secretarias do Meio Ambiente (Semmam), Trânsito e Transportes (SMTT), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e ainda do Exército e Polícia Militar do Maranhão.

A atividade contou com uma manhã com atividades criativas apresentadas na área de vivência do Círculo Militar com um cronograma de apresentações temáticas de poesias, danças, teatro e jogos desenvolvidos pelos estudantes, com auxílio dos seus professores de disciplinas como ciência, português, artes, história e matemática. Logo depois, os participantes seguiram para a orla, com o apoio de agentes na segurança do trânsito durante a travessia na avenida.

Na praia, um abraço simbólico marcou a ação que ficou registrada em cada participante, sobretudo aqueles que ainda não haviam tido contato com o mar, e que pela primeira vez tiveram essa experiência. Na volta à área de apresentações, o personagem Capitão Limpeza apresentou uma dinâmica acerca dos cuidados com as pessoas e a natureza.

Em seguida, ocorreu a apresentação recreativa do grupo Slz, que fez uma performance divertida que envolveu toda a plateia. O evento foi encerrado com a distribuição de mudas cultivadas pela Casa Familiar Rural que desenvolve o trabalho agrícola pedagógico aos seus estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“A ideia é trabalhar o ecossistema como um todo, num contexto da necessidade do meio ambiente e hoje, especialmente as praias, para sabermos preservar as nossas águas, evitando o lixo, mostrando às futuras gerações que farão uso desses recursos naturais e que pela educação poderemos ter sucesso nesse aprendizado”, disse a secretária da Semed, Caroline Marques Salgado.

Participaram da ação as escolas U.E.B. Maria Thereza Cabral (Rio Grande); U.E.B. Amaral Raposo e U.E.B. Artur Nabantino Azevedo (Pedrinhas); U.E.B. Uruati (Ananandiba); Casa Familiar Rural (Quebra-Pote); e Evandro Bessa (Sta. Bárbara), todas da Zona Rural de São Luís.

“É necessário levar o estudante para as práticas sustentáveis com o foco na manutenção e equilíbrio do meio ambiente, com o conteúdo passado na vivência e diálogos entre os colegas, e com total dedicação ao ouvir sobre o assunto e perceberem, em loco, que todo aprendizado do livro é real. A partir do momento que pesquisaram para a elaboração dos trabalhos apresentados, os estudantes interagiram com os seus professores e, com sensibilidade, conseguiram dar ênfase às propostas de preservação de rios, especificamente das praias”, declarou a coordenadora do Núcleo da Educação Ambiental (NEA/Semed), Fran Marques.