Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide leva programa ‘São Luís no LED’ à região do bairro Liberdade

20/06/2023 15h42 - Atualizada em 26/06/2023 17h19

O prefeito Eduardo Braide assinou a Ordem de Serviço e deu início à implantação do programa ‘São Luís no LED’, no bairro Liberdade e adjacências, na noite de segunda-feira (19). Por meio do programa serão instaladas mais de 800 luminárias de LED em todas as ruas e avenidas da região.

"Aquela lâmpada amarela, que é uma lâmpada antiga e queima muito, vai desaparecer aqui na região da Liberdade. A gente vai colocar em todos esses pontos a iluminação de LED, que é uma luz mais moderna que ilumina melhor as ruas, dá uma sensação de segurança muito maior no bairro, além de deixá-lo mais bonito e de ter uma vida útil mais longa. Esse é um trabalho que estamos fazendo em toda São Luís, que começamos na Madre Deus, depois levamos para região da Ribeira e, recentemente, para o Polo Coroadinho", explicou o prefeito Eduardo Braide.

Além da economia no custo com a iluminação pública, a troca das lâmpadas por LED leva mais segurança para a população e também contribui para melhoria na geração de renda da população. Quem é liderança na comunidade reconhece esses benefícios.

"A partir do momento em que as ruas do bairro são bem iluminadas, melhora a segurança da população. A troca da lâmpada amarela para a lâmpada de LED vai ser uma boa para toda comunidade, que recebe esse programa com alegria. Agora as pessoas vão poder abrir suas janelas, pois estará tudo iluminado, aqui no bairro da Liberdade, o maior quilombo da América Latina", afirmou o líder comunitário, César Bombeiro.

Daniel Santos Pinheiro, que é proprietário de estabelecimentos comerciais na região, além de ter um ponto comercial alugado, comemora a iniciativa.

"A iluminação entrar no nosso bairro é essencial. Um lugar bem iluminado é atrativo para clientes, principalmente para quem trabalha com comércio no período da noite. Eu acho importante porque é um tipo de iluminação moderna, que consome pouca energia, que vai trazer muitos benefícios tanto para a empresa de distribuição, quanto para nós consumidores finais", afirmou Daniel Santos Pinheiro.

A gerente comercial Kizzy Vasconcelos, que também é moradora da região, acredita que a troca das lâmpadas poderá trazer aumento de lucros no setor comercial da área.

"A gente vê que tem uma grande importância para nosso bairro porque é algo que vai nos trazer benefícios. É uma iluminação melhor, vai deixar as ruas muito mais claras, principalmente aqui na praça onde as crianças brincam e para nossos estabelecimentos vai proporcionar um retorno significativo, pois se terá um ambiente mais claro, iluminado que traz mais pessoas para esse ambiente e, com toda certeza, mais clientes", disse Kizzy.

Ozenith Teles da Silva é vendedora informal na Liberdade e também acredita que seu pequeno negócio pode receber mais clientes nos próximos dias.

“Vai ficar melhor, a barraca vai ficar mais visível, porque antes quase o povo não via. Agora com certeza vai ficar bem claro, bem iluminado e com certeza vou conseguir vender mais”, comemorou Ozenith.

Investimentos

Antes de chegar ao bairro Liberdade, a Prefeitura de São Luís implantou este tipo de iluminação no Polo Coroadinho, que contou com um investimento de R$ 2.189.628,35, substituindo mais de 1.200 luminárias antigas por luminárias de LED. Só no bairro Liberdade, esse investimento será de R$ 1.180.419,90 para 696 luminárias.

A substituição das lâmpadas também chegará à Avenida Governador Luís Rocha e Residencial Camboa. Na Governador Luís Rocha serão substituídos 77 pontos de iluminação, contando com investimento de R$ 268.928,71. Já no Residencial Camboa serão 32 unidades que serão substituídas com investimento de R$ 54.138,00. No total, o investimento será de R$ 1.503.487,21 para 805 pontos de substituição.

Os serviços serão executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que já deu início à troca das lâmpadas antigas com luz amarela por luminárias de LED branco.

“O programa São Luís no LED agora está em três bairros: Liberdade, Camboa e Fé em Deus, trazendo a melhoria para vida das pessoas. Mais economia, menos manutenção e, com certeza, melhor qualidade de vida para a população, com a garantia de claridade nas noites e segurança. Esse é um programa que o prefeito Eduardo Braide lançou e que vai trazer mais de 800 pontos instalados, contemplando todas as ruas da região e que não vai parar por aqui, pois estaremos levando para outros bairros e estendendo por toda a cidade, proporcionando mais sustentabilidade e economia”, afirmou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Com o programa ‘São Luís no LED’ a Prefeitura de São Luís segue implantando a tecnologia LED na iluminação pública em diversos bairros da cidade, melhorando a qualidade do serviço e a eficiência energética, reduzindo custos da Prefeitura com energia elétrica. Além de custos mais baixos, as lâmpadas LED têm uma vida muito mais longa do que outros tipos de lâmpadas, reduzindo os custos de operação e manutenção, levando São Luís cada vez mais para o conceito das Cidades Inteligentes.

Quem já começou a receber os benefícios das novas lâmpadas agradece e vibra com a iniciativa.

“Nós só temos a agradecer por esse projeto que estamos recebendo. Eu estou adorando porque o meu bairro vai ficar bastante iluminado”, disse Célia Cristina de Jesus Borges, moradora do bairro Liberdade.