Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide entrega nova U.E.B. 21 de Abril, no Maracanã

19/04/2024 17h11 - Atualizada em 30/04/2024 15h48

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta-feira (18), a nova Unidade de Educação Básica (U.E.B.) 21 de Abril, no Maracanã, Zona Rural de São Luís. Com mais de 270 estudantes matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino, a comunidade escolar aguardava, ansiosa, por melhorias.

A escola, inaugurada em 2006, havia sido submetida apenas a reparos superficiais ao longo dos anos. Agora, após quatro meses de intervenções, passou por uma reforma completa. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), como parte integrante do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

"Hoje estamos entregando uma escola nova, com novos espaços climatizados, biblioteca completamente renovada, sala de recursos para atender nossos alunos com deficiência, tudo isso pensando no conforto e na qualidade da educação. Não é só isso, agora os alunos têm dois lanches ao invés de apenas um: café da manhã para quem estuda de manhã cedo e um lanche reforçado no intervalo e lanche para quem estuda à tarde, tanto no intervalo quanto na saída; e os kits escolares também serão entregues”, destacou o prefeito Eduardo Braide para todos os alunos, equipes da escola e pais e mães presentes na reinauguração.

"Hoje é dia de festa e estamos aqui para entregar mais uma escola nova. O prefeito Eduardo Braide lidera uma gestão que trabalha incessantemente, resultando em transformação para São Luís. Com mais de 350 obras em andamento, incluindo educação, saúde, saneamento e melhorias urbanas, reconhecemos também o compromisso do prefeito com a educação, a infraestrutura escolar, o transporte, os educadores, alunos e a população. A cada entrega, reafirmamos nosso compromisso de continuar avançando. É uma alegria fazer parte de uma gestão transformadora”, enfatizou a secretária da Semed, Caroline Marques Salgado.

Intervenções

As intervenções na unidade incluíram adequação dos espaços, renovação da estrutura do teto, forro, piso e paredes, pintura completa. Todo o prédio adaptado com acessibilidade, substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, além de todo o mobiliário e equipamentos novos.

Destaque ainda para a instalação de ar-condicionado em todas as salas e refeitório. Adicionalmente, a escola também ganhou uma sala de recursos toda equipada e uma biblioteca com computadores.

Em uma solenidade repleta de agradecimentos, pais, alunos e equipes da escola se reuniram para receber a nova unidade. A professora Araci Baldez, com 16 anos de experiência na U.E.B. 21 de Abril, expressou sua felicidade com a entrega.

“Agora sim estamos vendo uma verdadeira reforma. Uma escola completamente nova, do piso ao teto. Cadeiras, computadores, tudo é novo. Que Jesus possa dar mais sabedoria ao prefeito para gerenciar nossa cidade, pois sabemos que as lutas e os desafios são enormes e que ele continue olhando para a nossa Zona Rural. Também deixo meu muito obrigada a todos que participaram dessa reforma e a todos que fizeram o nosso sonho se tornar realidade”, declarou a educadora.

Agradecimento também compartilhado pela aluna Rafisa Santos, que estava se divertindo com as amigas de sala.

“Nós ganhamos muita coisa e a escola está muito bonita. Eu gostei muito da biblioteca com os computadores e também o ar-condicionado. Estou muito feliz”, celebrou a aluna.

Para Fabiane Cruz, que é mãe de um aluno da escola, "é um privilégio para cada uma de nós mães e pais de alunos, recebermos esta escola maravilhosa, que oferece até mesmo sala de recursos para mães que têm filhos com TDAH. Estamos repletos de gratidão por estarmos aqui neste momento tão bonito e tão significativo para todos nós”.

A cerimônia de entrega contou com as presenças de autoridades e membros da gestão municipal, incluindo a vice-prefeita Esmênia Miranda; o subprefeito da Zona Rural, João Francisco Leitão; os secretários David Col Debella (Semosp); Octavio Soares (Semad); Diego Rodrigues (SMTT); Simão Cirineu (Seplan); o diretor da Blitz Urbana, Victor Cunha; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; os coordenadores da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; o vereador Dr. Gutemberg (Republicanos); além de lideranças e moradores.