Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Semispe realizará oficina pedagógica para proposição de projetos em editais públicos e privados em São Luís

01/04/2021 21h20 - Atualizada em 05/04/2021 21h06

Em São Luís, cada vez mais organizações da sociedade civil surgem com o propósito de desenvolverem ações que mitiguem as condições de vulnerabilidade social e econômica das comunidades da grande ilha. Essas entidades têm um papel fundamental na transformação social e no desenvolvimento da cidade, do bairro, de uma comunidade, e, muita das vezes, não possuem estrutura organizacional que materialize as oportunidades que surgem.

Neste sentido, a Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), por meio da Assessoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMISPE está promovendo ações que fortaleçam institucionalmente essas entidades e movimentos, a fim de que eles alcancem os propósitos sociais pretendidos, a partir das soluções de desenvolvimento sustentável voltadas para atender às demandas específicas daquela comunidade, daquele grupo, daquela parcela da população.

Durante todo o mês de abril, o órgão municipal irá realizar oficinas on-line com o intuito de capacitar Coletivos e/ou Organizações da Sociedade Civil para proporem projetos em editais públicos. A ação acontecerá em parceria com o Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), que disponibilizará o espaço para a realização da transmissão da oficina com estrutura de sala de reunião e internet, bem como articulação para oferecer consultorias ou mentorias para as organizações.

As oficinas serão realizadas via Transmissão on-line, na plataforma Google Meet, e as inscrições encontram-se disponíveis no link: https://forms.gle/QREMY9YufwttUNtf9 , no período de 01 a 05 de abril. Nesta primeira etapa, serão três editais trabalhados: Edital Programa Nossas Crianças, Edital Parceiro do Idoso 2021 – Santander e Edital Amigo de Valor 2021 – Santander.

A oficina se desenvolverá em duas fases: a primeira, durante dois dias, com duração de 4h/dia, de forma on-line, pela plataforma do Google Meet, com os trinta participantes. Na segunda , serão escolhidos quatro projetos a serem mentorados pela equipe SEMISPE e ICE, a partir de critérios como o nível de maturidade da proposta, que receberão auxílio técnico no desenvolvimento das propostas para edital específico, em quatro encontros com cada projetos, de 1h cada, totalizando 4h de mentoria para cada projeto.