Prefeitura segue com estruturação das ações do plano São Luís Inteligente
Secom
Dando continuidade à estruturação das ações do Plano Municipal de Cidades Inteligentes (PMCI), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) realizou, na quarta-feira (30), a 3ª edição da oficina “São Luís Inteligente”.
A capacitação ocorreu no LabINFOR da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uema (Centro Histórico) e reuniu técnicos de todas as secretarias municipais. A oficina consistiu na capacitação dos servidores para o manuseio da plataforma MySmartCity.
A utilização da plataforma MySmartCity permitirá ao Município de São Luís aprimorar a gestão e governança do seu Plano de Cidade Inteligente, implementando ferramentas de monitoramento e análise de indicadores de qualidade de vida, serviços urbanos, inteligência e resiliência, alinhados às normas ABNT NBR ISO 37120:2021, 37122:2020 e 37123:2021.
O acesso à plataforma e suas funcionalidades, como monitoramento de indicadores, criação de dashboards e paineis gerenciais, e integração de dados, permitirá à Prefeitura de São Luís tomar decisões mais estratégicas e embasadas em dados concretos, resultando em políticas públicas mais eficientes e direcionadas às necessidades da população.
As cidades inteligentes, também chamadas de Smart Cities, são aquelas que têm a sustentabilidade urbana como foco, bem como o uso de inovação e tecnologias avançadas na gestão da cidade, trabalhando conceitos como engajamento, participação dos cidadãos e governança, com objetivo final de melhorar a qualidade de vida da população.