Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís fecha com chave de ouro primeira semana de festa no Arraial da Cidade, na Maria Aragão

10/06/2024 14h27 - Atualizada em 14/06/2024 13h03

A Prefeitura de São Luís fechou com chave de ouro a primeira semana de festa no Arraial da Cidade, aberto na Praça Maria Aragão (Beira-Mar) em 5 de junho e que se estenderá até o dia 30, com vasta programação.

A noite de domingo (9) foi marcada por apresentações de grupos folclóricos e shows das bandas Os Barões da Pisadinha e Desejo de Menina. A agenda junina na Maria Aragão será retomada na próxima quinta-feira (13).

“Foram cinco noites de muita descontração, um festival de grupos folclóricos e shows contagiantes de artistas nacionais. É muito gratificante ver que nosso esforço para fazer esta linda festa é reconhecido pela população, que está nos prestigiando desde o primeiro dia. Agora, vamos nos preparar para as próximas noites juninas, pois tem muita coisa boa ainda por vir até o final do mês de junho, garantiu o prefeito Eduardo Braide.

O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, destacou que a primeira semana do evento foi um sucesso absoluto e fez a convocação para quem ainda não teve a oportunidade de prestigiar a festa presencialmente.

“A festa será retomada a partir da próxima quinta-feira com as nossas manifestações culturais e grandes atrações nacionais, com toda segurança e infraestrutura, em um arraial para a família inteira. Logo, podem vir que estamos esperando todo mundo. Destaco, ainda, a nossa transmissão pelo canal do Youtube da Prefeitura de São Luís, que levou a nossa alegria para as casas de quem não pôde estar aqui com a gente”, disse Maurício Itapary, acrescentando que foram mais de 200 mil visualizações no total.

Comidas típicas

Ludovicenses e turistas estão aproveitando todas as possibilidades do grande terreiro junino. Além das barracas onde são comercializadas comidas típicas da culinária maranhense, os visitantes assistem às apresentações das manifestações folclóricas no tablado 360 graus, que propicia uma visão ampla das performances, com o diferencial de uma área para acessibilidade.

Há, ainda, telões para que todo o público possa conferir os detalhes das apresentações dos grupos folclóricos e dos artistas no palco. Em um dos espaços, o público confere o talento dos artesãos maranhenses.

Os visitantes também podem curtir outros ritmos nordestinos na Barraca do Forró e no Espaço Reggae. Eles têm, ainda, a opção de aproveitar a festa na Tenda Hot Space, no embalo de flashbacks.

O arraial tem chamado a atenção da população, entre outros diferenciais, pela lista de atrações nacionais que passam pelo Palco da Cidade, erguido em uma área ao lado da Maria Aragão. Já se apresentaram estrelas da música como Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Solange Almeida, Mano Walter, Vitor Fernandes, Elba Ramalho, Tony Guerra, Barões da Pisadinha e a banda Desejo de Menina.

No domingo, foi a vez, na Maria Aragão do grupo Barriquinha, a Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal, o Cacuriá de Dona Teté e o Boi de Sonhos.

Barrinha, por exemplo, mostrou que há uma geração imbuída de manter viva a tradição de um dos grupos folclóricos mais famosos do Maranhão, que é o Boi Barrica. Já o Cacuriá de Dona Teté convidou o público a entrar no seu ritmo cadenciado e sensual. O mesmo fez a Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal, um dos inúmeros grupos do gênero em São Luís.

“São João é a melhor época do ano e eu sempre venho para o arraial porque adoro os ritmos juninos. Amei as crianças do Barriquinha, que parecem adultos, cada um fazendo a sua parte”, disse a cabeleireira Ana Maria Célia Ribeiro.

Desejo de Menina abriu os shows de domingo (9) por volta das 21h. Com Lenno e Mirella nos vocais, que voltaram à formação do grupo após vários anos afastados, a banda apresentou um show na medida certa, mesclando antigos e novos sucessos.

“A gente está muito feliz em estar aqui em São Luís do Maranhão, que é um estado que nos recebe muito bem. Nós avisamos aos nossos fãs de todo o Brasil que estaríamos aqui e a Prefeitura transmitiria o show via YouTube”, disse Lenno, reforçando as transmissões durante os shows no Arraial da Cidade.

Barões da Pisadinha

A banda Barões da Pisadinha encerrou a noite com muito piseiro, elevando a temperatura no arraial. Os cantores Rodrigo e Felipe Barão entoaram as mais pedidas do repertório, a exemplo de “Tá Rocheda” e “Esquema preferido”.

“O Maranhão faz parte da nossa história desde 2019 e hoje viemos para cantar músicas já conhecidas do público e repertório novo. Afinal, o piseiro não poderia faltar nesta festa”, disseram os vocalistas Rodrigo e Felipe Barão.

Em razão da realização da festa no arraial, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ampliou os horários e quantitativos de ônibus nesta temporada especialmente para atender ao público. A frota com veículos extras segue nos dias 15, 27, 28, 29 e 30 de junho. A operação dos coletivos ocorre das 22h até às 2h, saindo dos terminais de integração para diferentes regiões. O espaço recebe apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, há sistema de videomonitoramento.

Ainda para garantir a segurança da população, a Prefeitura de São Luís, por meio da Portaria 6047/2024, determinou a proibição de consumo e venda de líquidos acondicionados em vasilhames de vidro. A proibição vale das 18h às 2h, durante todo o período junino e em todo o Município de São Luís.