Secretaria Municipal de Cultura

Forró e piseiro dão o tom no Arraial da Cidade, com shows de Barões da Pisadinha e Desejo de Menina

09/06/2024 14h16 - Atualizada em 10/06/2024 14h44

Espaço junino organizado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão, o Arraial da Cidade tem agradado ao público por trazer uma programação diversificada, com shows nacionais e atrações da cultura popular maranhense.

Neste domingo (9), o terreiro recebe as apresentações de Barões da Pisadinha e banda Desejo de Menina, além de grupos folclóricos. A programação começa às 18h.

“Neste domingo, fechamos a semana com o sucesso do nosso arraial, que é um espaço pensado para toda a família e os turistas que estão visitando a nossa cidade. São João é uma festa popular. Por isso, nosso arraial é como coração de mãe, pois tem espaço para todo mundo”, disse Eduardo Braide, que tem comparecido ao local acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary. Segundo Eduardo Braide, na próxima semana, a programação terá continuidade com mais atrações folclóricas e shows nacionais.

Maurício Itapary lembrou que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) ampliou os horários e quantitativos de ônibus nesta temporada especialmente para atender ao público que se dirige ao arraial. A frota com ônibus extras segue neste domingo (9) e, também, nos dias 15, 27, 28, 29 e 30 de junho. A operação dos coletivos ocorre a partir das 22h e segue até às 2h, saindo dos terminais de integração para diferentes regiões.

Itapary destacou o empenho da Prefeitura de São Luís para proporcionar um arraial organizado para receber a população e os turistas.

“Aqui, nós temos toda a segurança, com a presença, por exemplo, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como sistema de videomonitoramento, o que permite a tranquilidade de quem está vindo nos prestigiar. Logo, venham para o arraial aproveitar essa festa linda que é o São João”, convidou Maurício Itapary.

Festança

Neste domingo (9), a programação começa às 18h, com apresentação de cinco grupos folclóricos e shows de Os Barões da Pisadinha e da banda Desejo de Menina, que encerram a programação da primeira semana de festança no mais popular e animado arraial da capital maranhense.

Formada pelos músicos Rodrigo Barão e Felipe Barão em dezembro de 2015, na Bahia, Barões da Pisadinha tem muitos fãs na capital. Os artistas se tornaram um fenômeno musical com o ritmo piseiro e tecnobrega. Um de seus grandes sucessos estourou em 2019: a música "Tá Rocheda", quando o grupo ganhou notoriedade nacional após o jogador Neymar dançar ao som do hit e publicar em seu Instagram.

Depois, a banda ganhou ainda mais visibilidade com os sucessos “Basta Você Me Ligar”, “Esquema Preferido”, “Já que me ensinou a beber”, “Galera do Interior” e “Recairei”, para citar algumas, que estarão no repertório do show no Arraial da Cidade.

Desejo de Menina, por sua vez, vai contagiar com muito forró das antigas, com Mirella e Lenno no comando dos vocais. O grupo foi formado em 2003, na cidade de Petrolina (PE). Recentemente, a banda lançou o DVD ‘Desejo Nostálgico’, celebrando 21 anos de carreira e marcando o retorno dos dois vocalistas originais à formação. O DVD inclui 17 músicas. As músicas desse novo trabalho vão embalar os fãs do grupo durante a apresentação no Arraial da Cidade.

O Arrarial da Cidade também abre espaço para o espetáculo ‘O auto do bumba meu boi’ (contação de histórias), Cacuriá Mirim Rabo de Saia, Barriquinha, Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal, Cacuriá de Dona Teté e Boi de Sonhos. No Barracão do Forró tem Top Xot, às 20h, e na Tenda Hot Space apresenta-se o DJ Zeca Pinheiro. O Espaço Reggae será embalado pela banda Raiz Tribal, a partir das 19h.

Sábado animado

No sábado (8), duas estrelas do São João do Brasil levaram muita música, descontração e alegria para o Arraial da Cidade. O espaço junino montado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão recebeu Elba Ramalho e Tony Guerra, que abrilhantaram a quarta noite de programação no Palco da Cidade. Do outro lado da praça, os grupos folclóricos agitaram o público durante as apresentações no tablado.

Elba Ramalho e Tony Guerra lotaram a Beira-Mar. Os shows atraíram crianças, jovens, adultos e idosos. A paraibana surgiu no palco com sua energia contagiante, protagonizando uma apresentação com altas doses de astral.

“Ela é demais e sabe animar a galera. Essa mulher é um furacão e as músicas são maravilhosas”, disse a dona de casa Lourdes Cantanhede, que estava com familiares.

“São João com forró é a melhor pedida e a gente realmente entra no clima da festa”, completou Luiz Guimarães, que compareceu com a esposa e a filha.

Elba, que conduziu um show ao lado de bailarinos, levou músicas emblemáticas de sua carreira e “hinos” do São João do Nordeste. Ainda no camarim, ela disse que admira muito a cultura popular brasileira, inclusive a cultura maranhense.

“Admiro a cultura que nasce nas comunidades e, aliás, já gravei até tambor de crioula e entendo perfeitamente o que o Maranhão faz por sua cultura”, frisou.

Tony Guerra entrou logo depois de Elba. Antes de subir no palco, o artista revelou que tem mais de 20 shows na temporada junina deste ano e que o número de apresentações no mês de julho é ainda maior.

“Que bom estar aqui em São Luís mais uma vez para fazer esse forrozinho bom. A gente começa com o astral lá em cima sendo recepcionado dessa maneira maravilhosa”, disse Guerra.

No tablado onde as atrações são os grupos folclóricos, compareceram grupo ‘A lenda do bumba meu boi’, Dança do Boiadeiro Gaúcho Negro, Boi de Morros, Boi Mocidade Axixaense, Boi de Santa Fé, Boi Meu Tamarineiro e Boi da Pindoba.