Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís abre Arraial da Cidade, na Praça na Maria Aragão

05/06/2024 15h15 - Atualizada em 20/06/2024 16h25
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abre oficialmente, na noite desta quarta-feira (5), às 18h, o mais tradicional, popular e diversificado espaço junino da capital maranhense.

O Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão (Beira-Mar), atrairá numeroso público até o dia 30 de junho, enriquecendo a mais contagiante festa em homenagem à cultura nordestina na ‘Ilha do Amor’. Na primeira noite, seis atrações folclóricas se revezarão no grande terreiro, e a programação terá continuidade de quinta-feira (6) a domingo (9), incluindo shows de artistas e bandas locais e nacionais.

 “O São João de São Luís começa oficialmente hoje (5). Como no ano passado, queremos proporcionar a mais completa e diversificada temporada junina para os ludovicenses e turistas que visitam a nossa cidade nesta época do ano. Nós temos uma riqueza cultural indiscutível e única. Serão várias noites de festa, com muita segurança e a força da nossa tradição. Pelo nosso espaço junino, passarão expressivas manifestações folclóricas, os nossos artistas locais e os convidados nacionais, que contribuirão para o sucesso do evento. Logo, estão todos convidados para o Arraial da Cidade”, destaca o prefeito Eduardo Braide.

 A largada, nesta quarta-feira (5), será dada com as apresentações do Tambor de Crioula de Apolônio, Boi Brilho da Terra (orquestra), Boi de Santa Fé (Baixada), Show com o Grupo Lamparina, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Axixá (orquestra) e Boi da Maioba (matraca), nos palcos Maria Aragão e 360º, com visão de todos os espaços. São grupos tradicionais que retratam a cultura maranhense e uma banda que promete agitar quem marcar presença no arraial. Além do tambor de crioula, dos batalhões de bumba meu boi e do cacuriá, o Grupo Lamparina, sob o comando de Mairla, Vitória e Regina Oliveira, fará a mistura de ritmos, mostrando a diversidade do cancioneiro nordestino.

 

Palco da Cidade com shows nacionais

Já na quinta-feira (6), começam os shows nacionais, no Palco da Cidade, também na Maria Aragão, onde o público vai aplaudir, cantar e dançar com Tarcísio do Acordeon e Dorival Dantas. O cearense Tarcísio do Acordeon acumula bilhões de plays em aplicativos de música e está entre os 50 artistas mais ouvidos do Brasil. Ele viaja o país levando seu forró contagiante para os palcos. Já Dorgival Dantas, o ‘Poeta do Forró’, vai agitar o público com seu repertório falando de temas como amor, carinho e saudade. Ele tem vídeos com milhões de visualizações na internet e conquista multidões de fãs por onde passa. Entre suas canções estão “Tarde Demais”, “Destá”, “Pra você voltar pra mim”, “Paixão Errada”, entre diversas outras.

Na sexta-feira (7), o Arraial da Cidade receberá os cantores Solange Almeida, Mano Walter e Vitor Fernandes. Ex-vocalista da banda Aviões do Forró, a cantora Solange Almeida cumpre uma maratona de shows durante o período junino e promete fazer bonito em São Luís. A artista vai entoar antigos e novos sucessos, como as músicas “Erro da Minha Vida”, “Saudade no Mundo”, “Não superou” e “Cerveja e Socorro”.

Mano Walter, por sua vez, vai levar o seu melhor repertório, com destaque para as canções “Tô Disponível”, “Avião de Papel”, “Misturou”, “Maturo de Verdade”, entre diversas outras. Vitor Fernandes, o ‘Rei do Piseiro’, cantará músicas que estão na boca dos fãs, como é o caso de “Ai Cê Liga”, que soma mais milhões de visualizações no YouTube. Além dessa, tem “Roxinho”, “Saudade e Solidão” e “Se For Amor”, para citar algumas.

No sábado (8), a atração principal será a cantora Elba Ramalho, paraibana que dispensa comentários e uma das artistas que não podem faltar em grandes eventos juninos. Elba coleciona músicas que alegram bastante o São João, principalmente quando se trata de forró. Na mesma noite, o cantor Tony Guerra e o Forró Sacode também sobem ao palco para cantar todos os grandes sucessos da carreira do grupo, incluindo o novo projeto “Sacode Inesquecível”.

No domingo (9), encerrando o primeiro fim de semana de festa, tem as bandas Desejo de Menina e Os Barões da Pisadinha.  Desejo de Menina se apresentará com os vocalistas Mirela e Lenno, que farão ecoar hits que se tornaram hinos atemporais do forró, como “Estórias”, “Diga Sim Pra Mim”, “De Corpo e Alma” e “Sonhos e Planos”. As músicas da banda embalaram romances, marcaram momentos especiais e conquistaram um lugar cativo na memória afetiva do público brasileiro, inclusive do público maranhense.

Formado por Rodrigo e Felipe Barão, a banda Os Barões da Pisadinha estourou com a música “Tá Rocheda” e ganhou notoriedade nacional quando o jogador Neymar dançou a canção e publicou em seu Instagram. A banda coleciona vários outros sucessos, a exemplo de “Basta Você Me Ligar”, com Xand Avião, “Esquema Preferido”, “Já Que Me Ensinou a Beber”, “Chupadinha” e “Galera do Interior", com Luan Estilizado.

 

Estrutura e serviços

O Arraial da Cidade, montado na ampla área que abrange a Praça Maria Aragão e arredores, tem completa estrutura com acessibilidade para receber ludovicenses e turistas. O espaço, com Central de videomonitoramento e Central de Atendimento do Turista (CAT), dispõe de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, agentes de trânsito, Blitz Urbana e bombeiros civis.

O arraial é estruturado com Palco da Cidade, Vila Food, Barracão do Forró, Espaço Reggae, Tenda Hot Space (com a equipe HotMix), Espaço do Turista, Espaço Acessível, Espaço Institucional, Posto Médico e Espaço do Artesanato. Vendedores ambulantes foram cadastrados para atuarem no Comércio Legal do início ao término da festa. Além disso, há ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a postos para eventualidades.

Para garantir segurança e tranquilidade a quem for se divertir no Arraial da Cidade, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio a Guarda Municipal, terá em funcionando uma Central de Videomonitoramento com câmeras com reconhecimento facial, distribuídas em toda a área da praça Maria Aragão e no entorno.