Prefeitura de São Luís participa de debate nacional sobre reabilitação das áreas centrais urbanas
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), esteve presente no 1° Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, promovido pelo Programa Recentro, da Prefeitura de Recife (PE), que ocorreu entre 12 e 14 de junho e reuniu cerca de 600 pesquisadores, gestores e especialistas para discutir políticas públicas integradas para a reabilitação urbana.
O encontro foi um espaço para o compartilhamento de experiências bem-sucedidas de políticas públicas, planos, programas e projetos voltados à reabilitação de áreas centrais urbanas. Além de São Luís, participam também Recife, Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS).
Participou do evento, a secretária de Inovação Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires, que apresentou um painel sobre o Programa de Revitalização do Centro de São Luís, com iniciativas da gestão municipal, que contemplaram a requalificação de espaços públicos como o Parque do Bom Menino, Anel Viário, Programa Centro Acessível e a obra do Centro de Criatividade e Inovação, localizado no Complexo Trapiche Santo Ângelo.
“Participar representando a Prefeitura de São Luís do 1° Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais foi uma oportunidade ímpar para a cidade. Foi um momento para aprendermos com as experiências de outros municípios, compartilharmos nossas próprias iniciativas e buscarmos soluções conjuntas para os desafios urbanos que enfrentamos. Em São Luís, temos um Centro Histórico rico em patrimônio cultural, e nossa participação neste encontro nos permitiu explorar novas abordagens para sua preservação e revitalização”, ressaltou a secretária, Verônica P. Pires.
O evento foi organizado pela Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contou com apoio do Ministério das Cidades e da Frente Parlamentar pelos Centros Urbanos. A ideia do encontro foi estruturar um acordo de cooperação técnica entre as cidades envolvidas na rede de urbanismo em áreas centrais, criado em 2023.