Agência São Luís
PERÍODO
De

Multidão aplaude Joelma e bandas de forró no Arraial da Cidade

Por Redação Agência (SECOM)

Uma multidão marcou presença na noite deste sábado (15) no Arraial da Cidade, espaço coordenado pela Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O numeroso público, de vários bairros de São Luís, se deslocou até o centro da cidade para assistir, principalmente, ao show da cantora Joelma.

Também se apresentaram Forró Estourado e a Banda Líbanos, além de expressivos grupos folclóricos. A festa segue neste domingo (16), com grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, danças regionais e shows de artistas locais.

O prefeito Eduardo Braide lembrou que a noite no arraial rendeu recorde de público até o momento e ressaltou que o espaço lembra um circuito com vários atrativos.

“Hoje, estamos experimentando recorde de público presencial e, também, em nossa transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/@TVPrefeituraSL), o que nos deixa muito felizes e certos de que estamos conseguindo agradar a população. O Arraial da Cidade é um circuito, onde as pessoas podem se revezar entre as áreas de shows e a arena de apresentações dos grupos folclóricos, além dos espaços temáticos”, frisou Eduardo Braide.

A paraense Joelma levou uma produção caprichada, com destaque para o corpo de baile e figurinos. Na plateia, muitas demonstrações de carinho à artista que conquistou o Brasil com sua simpatia e talento. Antes de subir no palco, Joelma disse que estava muito feliz em poder retornar a São Luís, cidade com a qual já nutre uma relação de amizade.

“Cidade onde recebo muito carinho. Aliás, eu já estava com saudades. Vamos fazer um show com tudo. E espero que o prefeito Eduardo Braide me traga mais vezes”, disse Joelma, que recebeu a visita do prefeito no camarim e recebeu mimos regionais.

Após ser anunciada em alto e bom som por Eduardo Braide, a artista iniciou a apresentação com a adrenalina nas alturas e uma coreografia que empolgou a plateia. Os casais de bailarinos deram um show de sincronia. Joelma foi aplaudida também por integrantes do seu fã clube e por admiradores de outras cidades do Maranhão.

“Eu amo Joelma e para mim é sempre um dia tenso quando ela se apresenta aqui. No bom sentido, porque eu fico muito nervosa, pois tenho que organizar tudo para vir cedo e ficar bem perto do palco. Deixo a minha filha com a avó dela e venho. Para mim, é a mais importante artista do Brasil. Que arraial show”, contou a auxiliar de escritório, Auricélia Araújo.

Todos cantaram em uníssono os sucessos da ‘Musa do Tacacá’. Em um dos momentos da apresentação, a estrela do Calypso chamou fãs para subir no palco e dançar com seus bailarinos, numa espécie de competição para ver quem se saía melhor dos homens e das mulheres. Os vencedores receberam presentes e uma quantia em dinheiro.

Circuito

Os shows foram divididos entre a arena da Praça Maria Aragão, onde também há um palco, e o setor lateral. Além dos grupos folclóricos, a praça recebeu o show da banda Forró Estourado, surgida em setembro de 2008 e que se tornou uma tendência no mercado forrozeiro desde então.

Do outro lado, além de Joelma, se apresentou a Banda Líbanos, que reviveu o forró das antigas. “Estamos muito felizes por poder voltar a São Luís para sentir essa energia que a gente só sente aqui. Agradecemos o convite do prefeito Eduardo Braide, a quem parabenizamos por essa grandiosa festa”, destacou o vocalista Léo, o mais antigo do grupo.

O terreiro junino recebeu, também, expressivas manifestações culturais, como a Quadrilha Mocinha do Sertão, o Boi Lendas e Magias (orquestra), a Companhia Batuke do Mará, o Boi Mocidade de Rosário (orquestra), o Boi União da Baixada (baixada), o Boi de Barbosa e o Boi da Maioba (matraca), que encerrou a programação na arena principal com muita empolgação. "Salve o Boi da Maioba e é hora de guarnicê com esse público lindo", declarou o cantador Marcos da Maioba.

A estrutura do arraial engloba espaços temáticos com programação simultânea. No sábado, a Tenda Hot Space recebeu o DJ Karley, e o Barracão do Forró agitou os forrozeiros com o grupo Forró Bom Demais. Para os amantes das ‘pedras de responsa’ que passaram pelo Espaço Reggae, teve as 'pedras' do grupo Casarão Verde.

“A gente lembra que o arraial conta com o apoio de parceiros e órgãos. Por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, nós ampliamos os horários e quantitativos de ônibus para atender ao público até o término da programação. A frota de veículos extras segue, em princípio, nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, bem como nos dias extras de shows que ainda serão anunciados”, ressaltou o secretário adjunto municipal de Cultura, Henrique Almeida.

A operação dos coletivos ocorre das 22h até às 2h, saindo dos terminais de integração para diferentes regiões. O espaço recebe apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, há sistema de videomonitoramento.