Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Arraial da Cidade traz animação com apresentações de grupos folclóricos e show de Teresa Canto

Por Redação Agência (SECOM)

Vitrine das festas juninas na capital maranhense, o Arraial da Cidade, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão (Beira-Mar), segue nesta sexta-feira (14) com mais uma noite de festança com um espetáculo da cultura maranhense. A programação na arena principal começa às 19h.

O espaço, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), vai receber a Dança Portuguesa Império de Lisboa, o Cacuriá Assa Cana, Boi Novilho Branco, Boi Brilho da União, Boi Encanto do Olho d’Água e Boi de Ribamar.

Representando os artistas locais, se apresentará no palco a cantora Teresa Canto, que sempre surpreende com repertório diversificado em reverência às festas nordestinas, com destaque para as pérolas do cancioneiro junino maranhense.

O público que se dirigir ao Arraial da Cidade ficará dividido entre a programação central, com as apresentações dos grupos folclóricos no tablado 360º, e os espaços temáticos, que privilegiam outros ritmos musicais. No Espaço Reggae, por exemplo, a noite desta sexta-feira (14) será animada pelos grupos Vila Verde, às 19h, Capital Roots, às 21h, e Filho Jah, às 23h.

A Tenda Hot Space, por sua vez, começa os trabalhos por volta das 20h, com as ‘pedras’ dos DJs Carlos Elber e Paulinho França. Tem, ainda, o Barracão do Forró, que prossegue a programação paralela recebendo Trio Poeirão, às 19h, Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, às 21h, e Forró Pesado, às 23h.

Público

O Arraial da Cidade tem recebido público numeroso desde o início da programação, que começou no dia 5 de junho e vai até o dia 30. O grande terreiro é dividido em duas áreas principais, sendo uma delas dedicada às apresentações das manifestações folclóricas regionais e a outra onde brilham os artistas nacionais, que se apresentam sobre um enorme palco com dois telões laterais. Neste sábado (15), a expectativa é grande para o show da paraense Joelma, da Banda Líbanos e Forró Estourado.

O palco para as apresentações dos artistas nacionais foi erguido em uma área próxima à Praça Maria Aragão. Já passaram por lá estrelas da música como Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Solange Almeida, Mano Walter, Vitor Fernandes, Elba Ramalho, Tony Guerra, Barões da Pisadinha e a banda Desejo de Menina.

Em todo o circuito, há barracas para venda de comida típica e outras delícias da culinária maranhense. Vendedores ambulantes cadastrados aproveitam a movimentação de pessoas para faturar com o 'Comércio Legal'.

O espaço é estruturado com acessibilidade para receber milhares de pessoas. É dotado de Central de videomonitoramento e dispõe de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, agentes de trânsito, Blitz Urbana e bombeiros civis.

A área é estruturada com Palco da Cidade, Vila Food, Espaço Acessível, Espaço Institucional, Posto Médico e Espaço do Artesanato. Há ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a postos para eventualidades.

O arraial conta com o apoio de um batalhão de servidores, parceiros e órgãos. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), por exemplo, ampliou os horários e quantitativos de ônibus para atender ao público até o término da programação. A frota de veículos extras segue neste sábado (15) e nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho.

A frota de ônibus circula das 22h até às 2h. Os veículos saem dos terminais de integração para diferentes regiões. O espaço recebe apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, há sistema de videomonitoramento. Também está proibido o consumo e venda de líquidos acondicionados em vasilhames de vidro. A proibição vale das 18h às 2h, durante todo o período junino e em todo o Município de São Luís.