Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide entrega conjunto de intervenções e anuncia mais obras para a Vila Funil, Zona Rural de São Luís

Por Redação Agência (SECOM)

O prefeito Eduardo Braide entregou, na última quarta-feira (12), um pacote de obras para os moradores da Vila Funil, Zona Rural de São Luís. Na comunidade, a Prefeitura inaugurou asfalto novo, drenagem e via de interligação de bairros.

“Onde tinha lama e poeira, durante mais de 40 anos, agora tem dignidade. Todo o trabalho foi feito com qualidade, do jeito que os moradores da Vila Funil merecem. Além disso, também fizemos a tão sonhada ligação entre a Vila Funil e o Tibiri e não vamos parar. A Vila Funil vai receber mais melhorias”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

As intervenções, realizadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), incluíram o asfaltamento de mais de 20 ruas, que até então nunca tinham visto qualquer tipo de pavimentação, além do recapeamento de vias que necessitavam de reparos emergenciais.

O projeto também contemplou a implantação de um sistema de drenagem profunda e drenagem superficial, essencial para prevenir alagamentos e melhorar o escoamento das águas pluviais. Foram instalados dutos, meio-fios e sarjetas, que ajudam a direcionar a água da chuva e a manter as ruas em bom estado.

Um dos marcos importantes do projeto foi a conclusão da interligação dos bairros, conectando a Vila Funil ao bairro Tibiri, facilitando o deslocamento e promovendo maior integração entre as comunidades que há décadas sonhavam com este momento que hoje é uma realidade.

"Hoje é um dia muito especial para todos nós. Ver o sorriso no rosto dos moradores da Vila Funil ao receberem essas obras é a maior recompensa pelo nosso trabalho. Cada etapa das intervenções foi planejada e executada com muito cuidado para garantir um resultado duradouro, honrando a espera desses moradores que merecem muito”, declarou o secretário da Semosp, David Col Debella.

Agradecimentos

Além de melhorar a mobilidade e a segurança, a obra trouxe um sentimento renovado de orgulho para os moradores da Vila Funil.

“Somente o prefeito Eduardo Braide enxergou a Vila Funil, que por 40 anos ficou esquecida. Ele trouxe dignidade e respeito para nossa comunidade”, pontuou Cristina Silva, moradora e coordenadora do Instituto Beneficente de Mães da Vila Funil.

Juliene Sousa, de 28 anos, dona de casa e mãe da Juciele, de 11 anos, que é cadeirante, contou sobre o quanto o asfalto nas ruas melhorou a rotina com a filha.

“Antes, era muito difícil sair de casa com minha filha por causa da dificuldade de locomoção dela. Eu tinha que levar ela no colo e outra pessoa levar a cadeira de rodas até o ponto de ônibus. Uma rotina muito difícil. Agora, com as ruas asfaltadas, nossa vida mudou completamente. Somos só alegria e gratidão”.

Brenda Alves, 27 anos, também dona de casa, destacou os benefícios para a saúde e bem-estar da comunidade.

“Sem poeira e lama, agora a nossa comunidade tem qualidade de vida. É impossível não estar radiante com um momento como esse. Estou pura felicidade. Eu e toda comunidade”, disse Brenda, empolgada.

Mais Obras

Durante a cerimônia, o prefeito Eduardo Braide também anunciou a reforma completa da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Salomão Fiquene, que atende tanto alunos da Vila Funil como estudantes do bairro Tibiri, onde a unidade de ensino fica localizada.

Assim como as mais de 220 unidades da rede educacional já entregues, a escola será reformada, equipada e climatizada para melhor atender os alunos da região.

Adicionalmente, todas as ruas da Vila Funil serão contempladas pelo programa São Luís no LED, que iluminará completamente o bairro. Os trabalhos já foram iniciados também na quarta-feira (12).

Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Segurança Alimentar (Semsa), Dilmar Araújo; a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; trabalhadores civis, servidores e a comunidade.