Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide participa da 3ª Reunião de Economia Digital do G20 que acontece em São Luís

Por Redação Agência (SECOM)

Solidificando a posição de São Luís como um centro de negócios e eventos internacionais, o prefeito Eduardo Braide participou, nesta terça-feira (11), da 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, realizada no Hotel Blue Tree Towers, no Calhau. O evento, que ocorre até esta quinta-feira (13), reúne representantes das maiores economias do mundo e tem o Brasil como anfitrião em 2024, período em que o país preside o G20.

A reunião do G20 é um dos encontros mais importantes do mundo, reunindo líderes globais para debater questões urgentes que afetam a economia mundial. Em São Luís, o foco estará na economia digital, com temas como Inclusão Digital, Conectividade Universal e Significativa, Governo Digital, Integridade da Informação, Confiança no Ambiente Digital e Inteligência Artificial para o Desenvolvimento Sustentável sendo discutidos ao longo dos dias do evento.

Anfitrião do encontro, o prefeito Eduardo Braide reafirmou, durante a reunião, o compromisso com o desenvolvimento da capital maranhense, mencionando os investimentos realizados desde o início de sua gestão, em 2021. Ele reforçou que é prioridade em sua gestão os projetos de Cidade Inteligente, um dos pilares de seu plano de governo.

“Já investimos milhões de reais em projetos de governança digital, conectividade pública, fiscalização e controle operacional. Nosso compromisso com a construção de uma São Luís inteligente é permanente. Temos nos dedicado a executar cada uma dessas ações estratégicas com foco em infraestrutura digital, conectividade e inovação. Queremos garantir que nossa cidade esteja preparada para os desafios do futuro, oferecendo serviços de alta qualidade e impulsionando o desenvolvimento sustentável. Continuaremos a investir em soluções tecnológicas que melhorem a vida de nossos cidadãos e posicionem São Luís como uma referência em inovação e eficiência governamental”, destacou Braide.

Juscelino Filho, ministro das Comunicações do Brasil, cuja pasta organizou o evento em São Luís, ressaltou que a presença de diversas representações com vasta experiência na economia digital eleva o nível do debate na capital maranhense.

“Um momento histórico para a capital São Luís e para o nosso Maranhão. O Grupo de Trabalho de Economia Digital é um espaço único para abordar a transformação digital das sociedades e discutir como essa transformação pode e deve ser um grande aliado, especialmente nos países emergentes e a atuação conjunta com as principais economias do mundo é essencial para superarmos todos eles”, afirmou Juscelino Filho.

O ministro também lembrou a importância de um evento como esse, na divulgação de São Luís como um potencial econômico e turístico.

“Além de provar a capacidade da nossa capital de receber eventos internacionais dessa proporção, vamos movimentar a economia e divulgar São Luís e o nosso Maranhão. Preparamos experiências gastronômicas incríveis, e tenho certeza que os delegados terminarão a reunião planejando retornar”, contou.

Também estavam presentes, além dos representantes dos 19 países, o governador do Maranhão, Carlos Brandão; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale; representantes do Executivo Nacional; representantes do Poder Judiciário maranhense; parlamentares, secretários de Estado; servidores municipais; entre outras autoridades.

O próximo encontro do G20 será em setembro, em Maceió (AL). A Cúpula de Líderes do G20 acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, contando com a participação de 19 países membros, além da União Africana e da União Europeia.

Sobre o G20

Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia mundial e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas.

O G20 é composto pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia; além da União Africana e dos demais países que compõem a União Europeia.

O fórum representa aproximadamente 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e mais de 75% do comércio mundial sendo direcionado às grandes questões econômicas internacionais e possuindo grande relevância na arquitetura e governança mundiais.