Agência São Luís
saoluis.ma.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide anuncia ‘Centro de Formação Municipal para Professores’ durante 3ª Jornada Pedagógica das Escolas Comunitárias

Por Redação Agência (SECOM)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários (Saacom), iniciou, nesta quinta-feira (23), a 3ª Jornada Pedagógica das Escolas Comunitárias.

O evento, realizado no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), reúne professores, gestores e coordenadores com o objetivo de fortalecer a formação continuada e promover práticas inclusivas no ambiente educacional.

Presente no evento ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, o prefeito Eduardo Braide anunciou a criação do ‘Centro de Formação Municipal para Professores’.

“Sei que a formação continuada é muito importante, por isso, este ano, São Luís vai ganhar um Centro de Formação para Professores e esse centro será para os professores da rede municipal e para os professores das escolas comunitárias. Todos os temas abordados na formação serão definidos por vocês, que vivem o dia a dia da escola”, destacou Braide, que foi ovacionado com muitas palmas.

Com o tema “Educação Especial: Conhecer para Melhor Atender”, a terceira edição da Jornada, exclusivamente dedicada às escolas comunitárias, reflete o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide com uma educação acessível e inclusiva. A programação segue até sexta-feira (24), trazendo uma série de palestras e diálogos que abordam temas fundamentais como a inclusão, o atendimento educacional especializado e a parceria com as famílias no processo de ensino-aprendizagem.

Segundo a secretária da Semed, Carolina Marques Salgado, o evento foi planejado para oferecer subsídios teóricos que auxiliem os profissionais no atendimento às especificidades de crianças com deficiência, transtornos de aprendizagem, altas habilidades/superdotação e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Fortalecer a formação continuada das escolas comunitárias é uma prioridade indispensável para a construção de uma rede educacional verdadeiramente acessível e inclusiva. A troca de saberes e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes criam um ambiente de aprendizagem no qual todas as crianças possam explorar suas potencialidades e alcançar o máximo de seu desenvolvimento”, destacou a secretária.

Entre os temas abordados durante a jornada estão a aprendizagem socioemocional, o Plano Educacional Individualizado (PEI) e o papel das famílias como parceiras no processo educacional. A proposta da formação é transformar a prática pedagógica, qualificando o ensino e promovendo impactos positivos na vida dos estudantes e de suas famílias.

“Essa Jornada Pedagógica das Escolas Comunitárias é mais um marco na valorização da educação comunitária. Já estamos na terceira edição e isso tem engrandecido muito o conhecimento e as práticas pedagógicas de todos os profissionais que saem ainda mais preparados para a sala de aula. O prefeito Eduardo Braide tem se preocupado com a qualidade do ensino em nossa cidade e hoje ele ainda nos presenteia com essa notícia maravilhosa de um Centro de Formação para os professores. Tenho certeza de que esse Centro de Formação vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas eficazes e inclusivas, fortalecendo o ensino público de São Luís”, disse a secretária adjunta de Assuntos Comunitários da Semed, Aparecida Medeiros.

Lecionando para crianças de 5 anos no Centro Educacional Deus Criou, no Anjo da Guarda, a professora Naiara Dias ressaltou a relevância da jornada pedagógica para a prática docente.

“É essencial participar de momentos como esse, que nos preparam para os desafios dentro da sala de aula. Cada criança traz consigo uma realidade única, e encontros como esse nos ajudam a criar estratégias mais eficazes para lidar com as diversas situações que enfrentamos diariamente. A formação continuada é indispensável para que possamos oferecer o melhor às nossas crianças, garantindo um aprendizado significativo já nos primeiros anos de vida escolar”.

Com mais de 20 anos dedicados à educação, Telma Arouche, gestora da Escola Comunitária Rosa de Saron, localizada na Salina do Sacavém, destacou a importância da jornada pedagógica para a preparação e aprimoramento dos profissionais da rede.

“Esse é um momento muito rico. As palestras e os conhecimentos compartilhados aqui são exatamente o que precisamos para aprimorar o trabalho em nossas escolas. Embora nossos professores sejam especializados, o aprendizado deve ser contínuo. Somos parceiros da educação e nos consideramos parte da rede municipal. Não nos sentimos excluídos, pelo contrário, essa parceria fortalece nosso trabalho e mostra que estamos juntos na construção de uma educação de qualidade em São Luís”.