Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeitura de São Luís inicia programação do São João no Bairro 2024 com festança na Cidade Olímpica e Estiva

Por Redação Agência (SECOM)

As festas juninas começaram no último fim de semana na capital maranhense, quando o prefeito Eduardo Braide deu início ao São João no Bairro, cuja programação segue durante todo o mês de junho.

A festa, que já integra o calendário cultural local, leva uma programação diversificada, com grupos de bumba meu boi dos mais diversos sotaques, grupos de dança portuguesa, cacuriá, quadrilhas, entre outros. Tudo para animar o público que comparece aos arraiais itinerantes da Prefeitura de São Luís.

Para dar a largada à festança, as comunidades dos bairros Cidade Olímpica e Estiva receberam o São João no Bairro no sábado (1º) e domingo (2), respectivamente. Até o fim do mês, outros locais receberão a programação da Prefeitura, a exemplo da Vila Itamar, Vila Embratel, Pedrinhas, Residencial Amendoeiras, Vila Maranhão, entre outros.

“Novamente estamos levando os festejos juninos às comunidades de São Luís, democratizando essa festa que é nossa, da nossa gente. Com o São João no Bairro, a Prefeitura de São Luís possibilita que todos possam vivenciar os folguedos próximos de suas casas, além disso, incentivamos a geração de renda, movimentando a economia das comunidades que têm uma oportunidade a mais para comercializar seus produtos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Para o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, o evento tem se fortalecido a cada ano. “O São João no Bairro, implantado na gestão do prefeito Eduardo Braide, já é aguardado pelas comunidades de São Luís, as pessoas já esperam a programação. Esta é uma forma de levarmos a diversos locais da cidade uma programação que privilegia a cultura popular maranhense em toda sua riqueza”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

O São João no Bairro começou no último sábado (1º), com programação na Cidade Olímpica. Por lá se apresentaram os bois de Axixá, Meu Tamarineiro e Itapera de Maracanã, além da Cia. Encantar.

“Essa iniciativa da Prefeitura de São Luís de trazer para perto das nossas casas uma programação junina é muito boa. Tenho filhos pequenos e por isso é mais difícil sair do bairro para ir a um arraial em outro local, mas, com o São João no Bairro, podemos aproveitar as festas”, disse a dona de casa Jacira Pedroso, moradora do bairro Cidade Olímpica.

No domingo (2), foi a vez da Estiva receber o São João no Bairro com a Quadrilha Flor do Amor, Boi Pirilampo, Boi de São Simão e Boi Oriente. A festança agradou quem compareceu ao arraial.

“Foi tudo muito bonito, o prefeito Eduardo Braide tem um olhar especial para as comunidades e sempre pensa em nós, trazendo programações culturais tanto no São João quanto em outras datas festivas, então, só temos a agradecer à sua gestão”, pontuou a professora Rafiza Trindade, moradora da Estiva.