Agência São Luís
saoluis.ma.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide inaugura mais duas escolas novas, no Maracanã e Estiva

Por Redação Agência (SECOM)

Reafirmando seu comprometimento com a educação de São Luís, o prefeito Eduardo Braide entregou, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), as escolas Unidade Integrada (U.I) Rio Grande (Maracanã) e Unidade Integrada (U.I) Arimatéa Cisne (Estiva), respectivamente. As obras, realizadas pelas secretarias de Educação (Semed) e Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio do programa Escola Nova, representam mais do que construções, elas são parte de um esforço contínuo que já transformou mais de 220 unidades de ensino, proporcionando ambientes melhores para alunos e professores da capital.


"O compromisso que assumimos com a educação de nossa cidade é refletido nessas entregas. Este trabalho tem sido nossa prioridade desde o início da gestão e continuará, até que todas as escolas da rede municipal estejam completamente reestruturadas", enfatizou o prefeito Eduardo Braide.


O secretário de Obras (Semosp), David Col Debella, afirmou que “todas as obras da Prefeitura seguem um critério de qualidade que o prefeito Eduardo Braide não abre mão. Todas as etapas das obras, bem como o cuidado com cada espaço, são monitorados pessoalmente por ele. E nesse trabalho em conjunto, unindo esforços com as equipes da Semed, nós conseguimos entregar escolas completamente novas, com novo mobiliário e equipamentos que atendam todas as necessidades pedagógicas e estruturais desses alunos e de todos os profissionais dessas unidades”, pontuou. 


Caroline Marques Salgado, titular da Semed, destacou a relevância do diálogo com as comunidades no contexto da execução dos projetos. “Essa gestão tem compromisso e tem palavra. É uma gestão presente. Estivemos dialogando com cada comunidade e vendo as demandas e, agora, estamos atendendo. Com a entrega de mais duas unidades completamente novas, garantimos mais um passo para a melhoria da educação básica na nossa cidade”, pontuou a secretária.


Também participaram das reinaugurações a vice-prefeita, Esmenia Miranda; os secretários municipais, Diego Rodrigues (SMTT); Dilmar Araújo (Semsa); Simão Cirineu (Seplan); o subprefeito da Zona Rural, Francisco Leitão; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; o secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas da Semed, Maurício Hiluy; os coordenadores da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; a coordenadora do Distrito da Vila Esperança do Tirirical, enfermeira Fátima Sales; o coordenador regional da Cidade Operária, Tiago Austríaco; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Chaguinhas (PSD) e o vereador Domingos Paz (DC); o presidente do Moto Club, Mário Carneiro Júnior; além de lideranças políticas e comunitárias. A Banda da Guarda Municipal abriu as solenidades.

Unidade Integrada (U.I) Arimatéa Cisne 

Nesta sexta-feira (17), a comunidade da Estiva comemorou a entrega da Unidade Integrada (U.I) Arimatéa Cisne. A escola atende 350 alunos do 6° ao 9° ano, nos turnos matutino e vespertino. Fundada em 1960, a escola havia recebido apenas reformas paliativas ao longo dos anos, sendo esta a primeira vez que passa por uma reestruturação completa.


Na U.I. Arimatéa Cisne, destaca-se melhorias inéditas que restauraram e acrescentaram novos ambientes que incluem uma sala de direção, uma sala de secretaria/coordenação, cinco salas de aula, uma sala dos professores, banheiro PCD, sala de depósito, banheiros masculino e feminino, refeitório, cozinha com equipamentos novos, despensa, climatização em toda escola e substituição de todo o mobiliário.


Adicionalmente, quiosques em madeira foram adicionados para as áreas de recreação. A fachada foi humanizada e a passarela foi revitalizada, além de uma área externa com novo paisagismo, novo pátio, pintura e acessibilidade. 


A quadra poliesportiva foi revitalizada com concretagem e o polimento do novo piso, com pintura epóxi e sinalização, alambrado, além de instalação de equipamentos esportivos para futsal, basquete, vôlei e diversas outras atividades de lazer para alunos e toda comunidade.


Em uma cerimônia repleta de emoção, alunos e os profissionais da escola revisitaram os desafios superados em seu cotidiano, agora deixados para trás. Em um momento de sincero agradecimento, expressaram sua gratidão ao prefeito por reconhecer as necessidades da comunidade escolar, destacando o valor desse apoio para o avanço da instituição e o bem-estar de seus membros.


"Hoje, estamos em uma escola que é um sonho para mim. O prefeito, com todo o seu empenho, está entregando essa escola linda. Ele está agindo com o coração, fazendo o que faria pelos seus próprios filhos", declarou a professora Bonifácia Santos, que leciona na unidade há mais de 30 anos.


“Eu estou muito grata por tudo que estão fazendo pela gente. Eu quero agradecer a Deus e ao nosso prefeito, Eduardo Braide, por estar nos concedendo essa nova oportunidade de a gente conseguir melhorar nosso estudo. Meu coração está muito feliz”, disse a aluna Emily Cruz, do 9° ano. 


A Raquel Santos, mãe de aluno e ex-estudante da unidade, compartilhou sua perspectiva. “Eu já conheço a vivência dessa escola, sei de todos os desafios que os alunos e professores enfrentaram. Hoje é um dia de vitória para todos nós da comunidade da Estiva. Muitos já passaram por aqui com reforma básica e paliativos, mas hoje, a gente ainda não acredita, e a ficha ainda não caiu verdadeiramente vendo essa escola de qualidade, onde nós podemos ter orgulho de entrar”, disse Raquel. 


Unidade Integrada (U.I) Rio Grande 


Na última quinta-feira (16), foi a vez da U.I Rio Grande no Maracanã ser reinaugurada. Desde que foi entregue ao Município pelo Governo do Estado, em 2016, a unidade recebeu apenas intervenções paliativas. Com 409 estudantes matriculados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), nos turnos matutino e vespertino, a comunidade escolar aguardava ansiosa por melhorias.


A escola foi completamente reestruturada, incluindo a restauração de salas de aula, instalação de novos ambientes, antes inexistentes, como refeitório, biblioteca, sala de informática, secretaria, banheiros PCD, salão de jogos, almoxarifado. Também foram feitas realocação e reconstrução da cozinha e do depósito, modernização dos banheiros, adequações para acessibilidade, climatização dos espaços, nova rede elétrica e hidrossanitária, novas janelas com esquadrias de alumínio e vidro e espaço de convivência com paisagismo.


Professores, pais, alunos e comunidade escolar celebraram a entrega e compartilharam a alegria desse momento. A aluna Vanessa Lopes do 7° ano, escreveu algumas palavras de agradecimento ao prefeito Eduardo Braide. “Dizer obrigado talvez não seja o suficiente para agradecer este momento que marca a vida da comunidade escolar. Estamos agradecidos ao senhor prefeito e, para retribuir tanto carinho, uma maneira de fazer isso, é aproveitando a oportunidade de estudar. O senhor está de parabéns, pois vem mostrando compromisso com a educação do nosso Município”, disse a aluna.


Com mais de 37 anos de experiência na educação, a diretora Maria Domingas Frazão lidera a U.I. Rio Branco por mais de 25 anos. A gestora destacou o momento marcante para todos os profissionais e para a comunidade do Maracanã. "Meu sentimento é indescritível, não consigo expressar em palavras tudo o que estou sentindo. Sinto muita gratidão pela reforma completa da escola. Estamos extremamente felizes com todo esse apoio que o prefeito está nos oferecendo, e eu agradeço em nome de todos os profissionais da nossa escola, que agora podem lecionar tranquilos e em nome de todos os pais e alunos da nossa escola."


“Essa entrega é uma riqueza para nossa comunidade. Eu como professora, quero parabenizar os meus colegas pela luta e pelo trabalho que nós tivemos durante todos esses anos aqui, de luta, com muitos problemas, mas hoje chegou a nossa vitória. Ao prefeito, é uma honra recebê-lo hoje, o senhor demonstra seu compromisso com a nossa comunidade. Quero ressaltar que essa reinauguração não é apenas um marco físico, mas um investimento inestimável para o futuro e bem-estar de toda a nossa comunidade. Muito obrigada” complementou a professora Vaneide Oliveira.