Com ações da Prefeitura, São Luís é destaque no programa Saúde na Escola
Por Redação Agência (SECOM)
São Luís ocupa o primeiro lugar no ranking dos quatro municípios com maior número de crianças alcançadas pelo programa Saúde na Escola (PSE). Por meio do projeto, equipes da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), executam ações relacionadas à alimentação saudável e saúde bucal em unidades de ensino. Entre janeiro e maio deste ano, mais de 3.200 alunos participaram das 1.150 atividades educativas desenvolvidas.
“Resultados como este são muito satisfatórios, pois servem para demonstrar a seriedade do trabalho desenvolvido pela nossa gestão e a dedicação constante em cuidar da saúde do nosso povo. Uma das recomendações do prefeito Eduardo Braide é exatamente a maior atenção à saúde das nossas crianças, e o êxito alcançado por meio do programa Saúde na Escola mostra que estamos no caminho certo e que muito ainda será feito”, afirma o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.
Por meio do programa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram visitadas, no total, 11 escolas comunitárias, 92 escolas municipais e 29 escolas da rede estadual de ensino, durante os cinco primeiros meses deste ano.
De acordo com o ranking dos quatro municípios com maior alcance pelo programa Saúde na Escola, divulgado nesta sexta-feira (23) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), São Luís foi destaque em primeiro lugar, seguido pelos municípios de Pinheiro, Caxias e Arari.
Saiba mais
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
As atividades de educação e saúde do PSE ocorrem nos territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).
O programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007.