Prefeito Eduardo Braide inicia construção da primeira escola municipal no bairro Ribeira, Zona Rural da capital
Por Redação Agência (SECOM)
O prefeito Eduardo Braide anunciou, nesta terça-feira (27), o início das obras da primeira escola municipal na comunidade Ribeira, Zona Rural de São Luís. A obra, esperada pela população há sete anos e que, inicialmente seria financiada pelo Governo Federal, será totalmente custeada com recursos do Município, demonstrando o compromisso da atual administração em proporcionar melhores condições de ensino para a população do bairro e comunidades adjacentes.
“As obras desta escola estavam paradas há sete anos e era, inicialmente, para ser construída com recursos do Governo Federal. No entanto, decidimos não esperar pelos recursos de Brasília e iremos construí-la 100% com verbas do Município. Em breve, as crianças da comunidade que estudam em outras escolas poderão estudar perto de casa. Estou muito feliz em, hoje, anunciar o início das obras”, enfatizou o prefeito.
O gestor destacou os esforços da Prefeitura em melhorar a qualidade de vida dos moradores da Ribeira, desde o início de seu mandato.
“Quando assumi a Prefeitura, meu primeiro desafio foi salvar vidas por meio da vacinação. Em seguida, percorri toda a cidade e uma das primeiras localidades que visitei foi a Ribeira, onde as ruas estavam cheias de buracos. Realizamos o asfaltamento de todas as vias e instalamos iluminação em LED em todos os postes, tornando a Ribeira um dos primeiros bairros de São Luís a receber 100% este tipo de iluminação”, relembrou Eduardo Braide.
Com previsão de entrega em oito meses, a nova unidade educacional será capaz de atender 780 alunos, do Ensino Fundamental menor e maior, e Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos em 12 salas de aula. A construção é parte do programa Escola Nova, e contará com um investimento de R$ 4 milhões, provenientes de recursos exclusivos do Município.
Além das salas de aula e das salas de recursos com capacidade para atender crianças autistas, o equipamento também contará com uma quadra poliesportiva coberta, proporcionando um espaço adequado para a prática de atividades físicas, culturais e pedagógicas.
"Essa obra, em particular, sempre esteve em nosso planejamento e foi uma demanda constante do prefeito. Isso reflete o compromisso que o prefeito Eduardo Braide tem com as pessoas. Nossa missão é transformar realidades e, em breve, o que era uma ruína se concretizará em um local de transformação e oportunidades, beneficiando crianças, jovens e adultos", reforçou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques Salgado.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, reforçou que a nova instituição de ensino será entregue em ótimas condições, dentro do prazo estabelecido e com garantia de qualidade.
“Estamos aqui para tornar esse projeto uma realidade. Já recuperamos mais de 100 escolas até o momento, e essa será completamente nova. A equipe da Semosp estará fiscalizando e garantindo a qualidade e o cumprimento do prazo, para trazer esse benefício à Ribeira o mais rápido possível”.
O subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, afirmou que a gestão atual tem feito a diferença para a Zona Rural de São Luís.
“O prefeito Eduardo Braide tem trazido alegria para a nossa Zona Rural, que historicamente cresceu, mas só agora está tendo a oportunidade de se desenvolver, principalmente nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. Sabemos o quanto a Zona Rural tem sido beneficiada pela gestão do prefeito Eduardo Braide, que tem feito a diferença para quem mora nessa região”, disse o subprefeito.
Os moradores da Ribeira comemoraram a notícia da construção da nova escola. Lara Alves expressou sua gratidão pela iniciativa.
“Eu tenho um filho de 6 anos, meu filho estuda na Vila 2000 e com a escola aqui vai ficar muito melhor, não vou ter gastos com transporte. Sou só gratidão com a construção da nova escola”.
“É uma alegria enorme saber que vamos ter uma escola perto de casa. Meu filho acorda muito cedo para ir para a escola, às 5h40 da manhã, para se arrumar e esperar o ônibus escolar. Agora, com uma escola pertinho de casa vai mudar muito. É muita alegria”, disse Rosiene Costa, mãe do José Felipe de 7 anos.
Também estavam na solenidade de início das obras, a vice-prefeita Esmênia Miranda; a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho; Irmão Dijé, coordenador da Zona Rural; trabalhadores civis, população do bairro, equipes da Semosp e Semed e representantes da D3 Arquitetura e Construções.
Programa Escola Nova
A gestão do prefeito Eduardo Braide tem se destacado pelos investimentos na área educacional de São Luís. Como parte do programa Escola Nova, diversas escolas, quadras de esportes e creches já passaram por reformas e outras estão com construções e melhorias significativas em andamento.
Até o momento, já foram entregues 10 quadras esportivas totalmente requalificadas, proporcionando um ambiente adequado para a prática esportiva e atividades físicas dos estudantes. Além disso, outras seis quadras já estão em processo de reforma.
Outra conquista importante é a reconstrução e entrega de mais de 150 escolas municipais. Essas reformas incluem desde restaurações menos complexas até a reconstrução completa de algumas unidades, garantindo um ambiente seguro e propício para professores e estudantes.
A preocupação com a primeira infância também tem sido uma prioridade da administração municipal. Nesse sentido, estão em andamento as construções de sete creches de tempo integral, sendo seis delas com previsão de inauguração para o segundo semestre de 2023, ampliando a oferta de educação de qualidade em período integral para as crianças da capital maranhense.
Essas ações evidenciam o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Braide em investir na melhoria da infraestrutura educacional da cidade, proporcionando espaços adequados para o desenvolvimento integral dos estudantes e valorizando a educação pública.
O programa Escola Nova e as demais iniciativas em andamento refletem a visão de uma cidade que prioriza a educação como base para um futuro promissor, beneficiando não apenas as gerações atuais, mas também as futuras.