Agência São Luís
saoluis.ma.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Prefeitura certifica mais uma empresa com o selo SIM-SL garantindo qualidade e alimento seguro

Por Redação Agência (SECOM)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), concedeu, nesta terça-feira (4), o Selo de Inspeção Municipal (SIM-SL) para o Frigosousa, que passa a funcionar também com uma Unidade de Beneficiamento de Carne e Produtos Cárneos, que vai beneficiar, embalar e rotular produtos e comercializar com a chancela do selo SIM-SL.

São Luís possui hoje 22 estabelecimentos com garantia da Inspeção Higiênico Sanitária e Tecnológica efetuada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM-SL). É a Prefeitura, por meio da Semapa, que orienta os empresários no processo de obtenção do registro SIM. 

A Semapa faz o acompanhamento técnico para adequar os espaços dos candidatos ao selo, isso envolve instalações e equipamentos, temperatura das câmaras, esterilização e embalagem dos produtos, entre outros. 

Além disso, devem ser apresentados o projeto arquitetônico do local, equipe de responsáveis técnicos (médico veterinário e engenheiro) e licenças para funcionamento, tanto do Corpo de Bombeiros, quanto do Meio Ambiente.

Fiscalização 

A equipe técnica do SIM-SL também fiscaliza os estabelecimentos de produtos de origem animal comercializados na capital. 

"O SIM é um serviço responsável por inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos que produzem, processam e comercializam alimentos de origem animal. O selo de inspeção, além de garantir a segurança alimentar, também tem um impacto positivo na economia local e na geração de empregos e renda em nosso Município", explicou a secretária municipal da Semapa, Alessandra Pontes. 

Para a médica Veterinária Gislaine Diniz, responsável técnica da Frigosousa, a unidade de beneficiamento agrega valor ao abatedouro e é um marco importante. 

"O registro vem como um marco do controle sanitário do alimento que vai sair daqui e vai para a mesa do consumidor, que pode ter a total certeza de que ele saiu daqui dentro das normas de higiene, temperatura e acondicionamento", pontuou.