Fim de semana é marcado por apresentações do ‘São João no Bairro’ da Prefeitura nas comunidades da Zona Rural de São Luís
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís promoveu mais um fim de semana de festejos juninos com o ‘São João no Bairro’. Desta vez, a região contemplada foi a Zona Rural, com as comunidades Vila Magril, Ribeira e Itapera, que receberam uma diversidade de atrações juninas, reunindo dança, musicalidade e tradição no período mais festivo da capital.
A festa chegou ao bairro Vila Magril na sexta-feira (23). O Boi Upaon Açu abriu as comemorações. Com 30 anos de história, o grupo coloriu de amarelo o palco montado no Campo de Futebol MPB, da Avenida São Jerônimo, com muita dança e o ritmo contagiante das índias e vaqueiros. Em seguida, foi a vez do Boi Brilho da Terra levar ainda mais animação ao público presente.
O prefeito Eduardo Braide esteve na festa e, ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, levou boas notícias para a população do bairro.
“É uma felicidade trazer esse projeto São João no Bairro para a comunidade. A última vez que estive aqui prometi trazer iluminação e hoje estamos com iluminação em LED aqui no campo de futebol. Além disso, já fizemos na Avenida São Jerônimo, serviços de drenagem, asfaltamento e iluminação. Também estou construindo sete creches em tempo integral em São Luís e estamos buscando um terreno para construir uma creche de tempo integral e uma escola grande aqui na região”, destacou o prefeito Eduardo Braide, anunciando, também, a iluminação em LED em toda a região da Vila Magril.
Após as novidades anunciadas pelo prefeito Eduardo Braide, o Boi do Oriente entrou com sua performance, encantando a todos com suas danças e toadas tradicionais. Encerrando com chave de ouro, o Boi Novilho dos Lençóis trouxe todo o seu talento e energia.
Para Fábio Ribeiro, presidente do Boi Brilho da Terra, que também se apresentou na comunidade, todos precisam ter acesso à cultura e às festas do São João.
“É muito bom fazer parte desse projeto e só temos a agradecer à Prefeitura de São Luís. Visitar a Zona Rural que também é merecedora desse projeto, com acesso à cultura e às nossas tradições, é muito gratificante”, disse.
O evento itinerante da Prefeitura conta com uma infraestrutura adequada, com palco montado especialmente para as apresentações e uma organização que garante conforto e segurança aos espectadores.
“O São João no Bairro proporciona um verdadeiro espetáculo cultural, com muita música, dança e alegria. Tudo com uma infraestrutura organizada e muita segurança. É um prazer trazer para as comunidades o talento dos grupos de bumba meu boi e de todos os artistas que preservam e valorizam a nossa cultura maranhense”, enfatizou o secretário de Cultura, Marco Duailibe.
Festa para todos
O foco do ‘São João no Bairro’ é garantir que toda a população da capital tenha acesso à cultura e a festa que normalmente se concentrava apenas na região central da cidade. A iniciativa do prefeito Eduardo Braide, em seu segundo ano de ‘São João no Bairro’, garante que pessoas como Laiane Alves, moradora da Vila Magril, possa participar junto com a família, de uma festa pertinho de casa.
“Moro aqui no bairro há oito anos e trouxe a minha filha para aproveitar a festa. Não fomos ao Centro porque é muito longe, e a melhor parte dessa festa é estar perto de casa. As apresentações estão lindas e estamos aproveitando todas”, disse a dona de casa que é mãe da pequena Laila Gabriele.
Ribeira
No sábado (24), o palco itinerante foi montado na Praça da Família, na Ribeira. O sotaque de matraca do Boi Famosão abriu a noite de atrações. Com 35 anos de fundação, o boi chama a atenção das pessoas pelos seus seis metros de comprimento, precisando de mais de 12 pessoas para atuarem como miolos.
Em seguida, foi a vez dos brincantes do Boi Encanto do Olho d'Água prenderem a atenção da plateia com suas toadas envolventes e os seus lindos figurinos.
Eliete Barros, enfermeira e moradora da Ribeira, estava encantada com as atrações. “Essa é uma oportunidade para que todos vejam como nosso Maranhão é rico em cultura. As brincadeiras estão lindas e é uma diversão participar e prestigiar essa festa tão linda”, enalteceu a moradora.
O Baile de Caixa foi a terceira apresentação com suas danças coreografadas. O grupo envolveu o público em um espetáculo cheio de cor e emoção. Já o Boi Meu Tamarineiro mostrou sua performance com as características tradicionais do ritmo de bumba meu boi maranhense.
“O prefeito Braide está de parabéns por trazer esse arraial aqui pro bairro. Eu vim pra cá com minha família e estou amando e espero que todo ano esse projeto continue, porque ele incentiva, inclusive, a renda de quem trabalha aqui. Parabéns”, enfatizou a analista de compras, Mirlene Barros.
O prefeito Eduardo Braide subiu ao palco e lembrou aos moradores da comunidade as obras já realizadas no bairro e destacou a reconstrução de uma escola. “A Ribeira foi um dos primeiros bairros que recebeu iluminação em LED, e também trouxemos asfalto. E em breve vamos iniciar a construção da escola aqui na comunidade. Vai ser uma escola com 12 salas, com 800 vagas para crianças e adolescentes”, destacou o prefeito Eduardo Braide, aplaudido calorosamente por todos os presentes.
Itapera
Já no domingo (25), para fechar o fim de semana, o ‘São João no Bairro’ chegou ao bairro Itapera. Moradores e visitantes puderam desfrutar de uma noite memorável, com muito arrasta-pé, cores e alegria, fortalecendo os laços da comunidade e celebrando a cultura popular.
O Grupo Coco da Ilha abriu as festividades, envolvendo a comunidade com suas danças típicas e melodias que remetem às raízes culturais maranhenses. Os brincantes criaram o clima da plateia que recebeu, em seguida, o Boi Brilho da Ilha. O Boi da Lua, uma das grandes atrações da noite, trouxe consigo evoluções coreografadas, toadas encantadoras e a presença imponente do boi.
Atenta às atrações, Rosirene Silva gostou especialmente do Boi da Lua. “Eu estou gostando muito de todas as atrações, e fico muito feliz que o São João veio aqui pro bairro. O Boi da Lua fez uma apresentação linda, gostei demais”, falou a dona de casa.
Por fim, o Batuk do Mará encerrou a noite com muita animação. O grupo, formado por percussionistas talentosos, trouxe um repertório que passeia pelo boi de orquestra, de zabumba, de matraca e também o ritmo do ‘lelê’ da cidade de São Simão.
O prefeito Eduardo Braide também prestigiou a festa no Itapera e anunciou mais ações de melhorias para a comunidade.
“Desde que começamos o São João de São Luís com esse projeto que é levar o São João para os bairros, tivemos a felicidade de trazer aqui para Itapera. Além do São João, também estamos trazendo uma boa notícia: vamos reformar o centro de saúde da comunidade”.
Estiveram presentes nos eventos nos bairros, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o secretário adjunto da Secult, Henrique Almeida; o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; o coordenador da Zona Rural, Flávio Foguinho e o vereador Marlon Botão (PSB).
Programação
Para ficar por dentro de todas as atrações do São João de São Luís, é só acessar as redes sociais oficiais da Prefeitura e o site saoluis.ma.gov.br/saojoaodesaoluis2023. Lá, serão encontradas informações atualizadas sobre a programação, horários, locais e outras novidades relacionadas aos eventos juninos.
Segurança, saúde e inclusão
Para garantir que tudo ocorra de forma segura, a Prefeitura de São Luís mantém diversas equipes trabalhando do início ao fim de todos os eventos, como agentes de limpeza (Semosp), agentes de trânsito (SMTT), Blitz Urbana (Semurh), Guarda Municipal (Semusc), profissionais de saúde (SAMU/Semus), entre outros serviços essenciais.
A Secretaria de Saúde (Semus) entrega preservativos, por meio do Grupo CTA na Rua, que também realiza testes rápidos e aconselhamento da população. Em um compromisso com a inclusão e acessibilidade, a Prefeitura disponibiliza intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os eventos juninos realizados na cidade.