Arraial da Cidade destaca diversidade da cultura maranhense em transmissões para o São João do Nordeste
Por Redação Agência (SECOM)
A véspera de São João atraiu muita gente para o Arraial da Cidade na noite desta sexta-feira (23). Coordenado pela Prefeitura de São Luís na Praça Maria Aragão, na Beira-Mar, o espaço recebeu sete grupos folclóricos, que se revezaram no tablado, além da cantora Rosa Reis, que fez show no palco.
A noite foi ainda mais especial devido às transmissões da festa, ao vivo, para o programa São João do Nordeste, da Rede Globo, e, também, pela TV Record que, além do São João de Caruaru (PE), mostrou outras cidades com tradição junina, como é o caso da capital maranhense.
A programação começou com o grupo Pela Porco Riacho Seco, que destacou a Dança do Lelê, uma proposta cultural que remonta ao século XIX e se organiza em quatro partes. Com muita desenvoltura, os casais executaram o chorado, a dança grande, a talavera e o cajueiro.
Depois, entrou o Boi Valente da Ilha, do bairro Turu, com seu batalhão usando indumentárias nas cores verde, laranja e lilás. Os brincantes inovaram arriscando, também, passos de cacuriá durante a apresentação.
Em seguida, o público que lotou o Arraial da Cidade aplaudiu o Boi Pirilampo, que chegou com sua exuberância e beleza cênica, atraindo a curiosidade, principalmente, dos turistas, entre brasileiros e estrangeiros. Coordenado pelo produtor cultural Renato Dionísio, Pirilampo está levando aos terreiros juninos mais de 140 integrantes.
A psicóloga Anne Stefani dos Santos, que participa como índia há dois anos, revelou que o corpo de baile está cumprindo uma maratona de apresentações em São Luís.
“Nós temos mais de seis apresentações por dia, em média, e esse ritmo começou antes de junho, pois iniciamos nossos ensaios em maio para aprender a coreografia. Aí, emendamos com o período oficial. Essa correria é cansativa, mas bastante prazerosa. Quando estamos nos apresentando, esquecemos o cansaço”, disse.
A cantora Rosa Reis fez sua estreia na edição deste ano do Arraial da Cidade com uma apresentação homenageando diversos ritmos populares. No show ‘Sarau de Bailados’, ela fez um passeio pelos ritmos tradicionais maranhenses, como coco, quadrilha, lelê, cacuriá e bumba meu boi. As bailarinas que participaram do show ainda desceram do palco e dançaram com o público.
“Achei interessante a apresentação com esses tambores e para mim é algo que soa diferente de tudo o que eu já vi e ouvi. Muito bonito e bem original. Vou levar uma excelente impressão do Maranhão. Eu cheguei na semana passada e já deu para ver muita coisa. Já estive também nos Lençóis Maranhenses e confesso que foi uma das experiências mais fascinantes da minha vida. Jamais esquecerei daquele pôr do sol”, disse Joana Nascimento, turista de Minas Gerais.
A apresentação de Rosa Reis ganhou o Nordeste com a transmissão da TV Record local durante um ‘ao vivo’ com a repórter Beatriz Pereira, que mostrou a diversidade das tradições e a originalidade do trabalho desenvolvido pelos artistas maranhenses.
“Esse é realmente um show diferenciado, uma vez que é fruto do álbum homônimo que nós lançamos, recentemente, mas plataformas digitais. Que bom que o Nordeste nos viu”, comemorou Rosa Reis.
O Cacuriá Assa Cana entrou logo em seguida, abrindo espaço para os bois Brilho da União e Encanto do Olho d’Água. O primeiro, sotaque da baixada, tem 39 anos de tradição e mostrou belas toadas e a coreografia das índias, índios e cazumbas. O grupo é originário do bairro Vila Mauro Fecury I.
Já o segundo, sotaque de orquestra, encantou a plateia. O presidente do Boi Encanto do Olho d‘Água, Félix Oliveira Pereira, afirmou que o grupo faz cerca de cinco apresentações por noite e que para o batalhão é sempre uma satisfação se apresentar na Praça Maria Aragão.
“A Prefeitura de São Luís está de parabéns por esta linda festa. Agradecemos ao secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, e ao prefeito Eduardo Braide, por nos proporcionar este arraial com uma estrutura maravilhosa, decoração perfeita e espaço amplo. É um presente para a cultura popular”, frisou.
A última apresentação da noite no tablado da Maria Aragão foi o Boi de Nina Rodrigues, fundado no bairro Monte Castelo e comandado por Concita Braga. A manifestação folclórica deu um show de beleza e originalidade e a apresentação foi transmitida ao vivo durante o programa São João do Nordeste, da Rede Globo, a partir da afiliada, a TV Mirante. O repórter Murilo Lucena contou um pouco da história do bumba meu boi, cujos grupos somam mais de 400 no Maranhão.
O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, salientou a importância de mostrar a festa para o Brasil.
“É uma oportunidade para que todo mundo conheça o nosso São João em sua essência, que abre espaço não somente para aqueles ritmos que todos conhecem, como o forró, a quadrilha e a dança coco, por exemplo. Aqui, nós temos o bumba meu boi, o cacuriá e inúmeras outras danças importantes dentro desse contexto universal junino. Ter a Rede Globo e a TV Record aqui é muito importante para mostrar que o nosso São João é diversificado no que diz respeito a danças e folguedos”, finalizou Marco Duailibe.