São Luís vai realizar a 13ª Conferência Municipal de Saúde
Por Redação Agência (SECOM)
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e o Conselho Municipal de Saúde realizam, nos dias 29 e 30 deste mês, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a 13ª Conferência Municipal de Saúde, evento que possibilita a participação popular na construção das políticas públicas de saúde.
Desde fevereiro foram realizadas pré-conferências nos distritos do Bequimão, Centro, Tirirical, Vila Esperança, Coroadinho, Cohab e Itaqui-Bacanga, com representantes dos usuários, dos trabalhadores da saúde e de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), que discutiram as necessidades de cada área e apresentaram sugestões para aperfeiçoamento dos serviços.
Na ocasião também foram escolhidos os delegados para a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que será um grande fórum de debates e consolidação de propostas e diretrizes que vão nortear a gestão do Município, Estado e União no aprimoramento das ações de saúde para os usuários do SUS.
O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, diz que a Conferência Municipal tem papel fundamental no atendimento às necessidades expressas pela população local.
“As discussões são baseadas no cenário do Município, permitindo que a formulação dos programas e projetos sejam pautados nos segmentos populacionais que devem ser objeto de atenção especial e nas especificidades de cada região. Com esse direcionamento, os serviços se tornam mais efetivos”, avalia.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hígor Alhadef, as conferências são eventos que possibilitam a participação da sociedade civil na gestão pública.
“O Sistema Único de Saúde está em constante aprimoramento, e a população deve acompanhar esse processo com discussões e contribuições que orientem as políticas de saúde para as reais demandas da coletividade”, afirma.
A programação da 13ª Conferência Municipal de Saúde foi elaborada com base no tema “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”, e além das propostas, serão também eleitos os delegados para as etapas estaduais e nacional.