Outubro Rosa: Prefeitura de São Luís abre campanha de combate ao câncer de mama e do colo do útero
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís abriu, no último final de semana, no Hospital da Mulher, a campanha Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Durante todo o mês de outubro, o hospital, que já é referência na saúde feminina, está realizando ações preventivas que potencializarão ainda mais o diagnóstico precoce e a conscientização do público-alvo.
Este ano, a campanha traz como lema “Prevenidas Somos Mais". O prefeito Eduardo Braide esteve na abertura da campanha, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.
“Convido todas as mulheres a virem ao Hospital da Mulher fazer mamografia, consultas ginecológicas e os exames preventivos. E eu tenho boas notícias, durante todo o mês de outubro a mamografia e ultrassom também estarão disponíveis aos sábados e teremos ginecologista todos os dias, para que a fila ande e consigamos melhorar ainda mais os atendimentos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
Na ação de sábado (8), além de todos os exames, consultas, testes rápidos e vacinação, as mulheres também puderam desfrutar de momentos de beleza, com estandes de maquiagem e cabelo. Foi o caso da Sandra Cristina, dona de casa de 34 anos, que aproveitou a ação para cuidar tanto da saúde física como da autoestima.
“Já fiz todos os exames que eu precisava e, agora, tô aproveitando para cuidar do cabelo. Não é todo dia que temos tempo para cuidar da gente e aproveitei essa oportunidade hoje”, disse, empolgada.
Novos equipamentos
Recentemente, novos equipamentos foram adquiridos para o Hospital da Mulher. No último dia 16 de setembro, quatro aparelhos de colposcopia e um de ultrassonografia foram disponibilizados, potencializando ainda mais o número de exames e atendimentos. A primeira-dama Graziela Braide, que é médica, falou do ganho que os profissionais e a população terão com as novas aquisições.
“Este é um investimento que vai melhorar muito a qualidade do atendimento aos pacientes e trazer um ambiente ainda mais humanizado tanto para a população, como para os servidores, e neste mês alusivo ao Outubro Rosa, o Hospital da Mulher vai conseguir atender ainda melhor todas essas mulheres”, disse.
Além disso, o prefeito Eduardo Braide também viabilizou um mamógrafo digital próprio para o Hospital da Mulher, numa iniciativa inédita na rede municipal. O equipamento começou a funcionar em setembro de 2021 e, até o início de outubro deste ano, já realizou 1.548 mamografias, possibilitando o rastreio de nódulos e lesões.
O secretário municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes, explicou a importância do diagnóstico precoce, identificado a partir do exame com o mamógrafo.
“Antes, o município oferecia esse exame pela rede conveniada. Agora, com equipamento próprio, aumentamos em mais de 50% a quantidade de pacientes atendidas, e a mamografia digital é precisa na visualização de detalhes, aumentando a possibilidade de diagnosticar um tumor em estágio inicial. Isso representa muito para iniciar o tratamento precocemente e chegar à cura”, explica.
A diretora do Hospital da Mulher, Vanessa Rocha, explicou que os serviços da unidade são feitos com agendamento por livre demanda.
“Nossos serviços de prevenção ao câncer de mama são bem amplos. Realizamos diariamente 40 mamografias, temos ultrassom, consulta em mastologia e realização de punções e biópsias, quando necessário, todos eles também feitos por livre demanda. E nesse mês, convidamos todas as mulheres que já realizaram os exames há um tempo que repitam novamente os exames de imagem, que procurem novamente o médico, para fazer essa manutenção da saúde e, em casos positivos, fazer o diagnóstico precoce e o tratamento”, explicou a diretora.
Autoexame e diagnóstico precoce
Foi em uma dessas ações que a enfermeira, Camila Karoline, de 35 anos, descobriu um nódulo na mama, na campanha Outubro Rosa de 2020, quando estava gravando uma entrevista mostrando para a população como fazer o autoexame de toque.
“Eu acabei descobrindo um nódulo, enquanto estava dando uma entrevista. Depois fui encaminhada para os especialistas e fiz a cirurgia, fiz todo o tratamento, e tudo pelo SUS, e o que eu oriento é que as mulheres façam o autoexame, façam os exames de rotina, se toque, que o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho para o tratamento e para a cura”, contou a enfermeira.
O Hospital da Mulher fica localizado na Avenida dos Portugueses, no Bairro Anjo da Guarda e ficará aberto, também, todos os sábados de outubro.