Prefeitura de São Luís avalia avanços na aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, no período de 29 de agosto a 9 de setembro, avaliações formativas voltadas para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede de ensino de São Luís. O objetivo foi identificar a eficácia do ensino-aprendizagem e as necessidades específicas dos estudantes, bem como a implementação de estratégias de intervenções sob os resultados traçados, tanto aos professores no processo de formação, quanto aos estudantes do 1º ano, com testes de fluência de leitura e provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática a partir do 2º ano. Esta avaliação formativa foi aplicada em mais de 75.000 estudantes.
No início de 2022, foram aplicados testes diagnósticos entre os meses de fevereiro e março, com o objetivo de perceber o nível de aprendizagem dos estudantes no retorno das aulas presenciais em toda a rede de ensino. E com base nesses resultados, foram desenvolvidas atividades específicas conforme a necessidade identificada. Neste novo momento avaliativo, o objetivo foi comparar o que foi possível evoluir e planejar novos rumos para a educação.
As avaliações para os anos iniciais são parte do programa Educar Pra Valer, executado no Município em parceria com a Associação Bem Comum (ABC), entidade que firmou parceria recentemente com a Prefeitura de São Luís para melhoria da qualidade de ensino.
A secretária municipal de Educação de São Luís, Caroline Marques, relata que o programa Educar pra Valer chegou para apoiar o maior foco da rede de ensino que é promover educação com qualidade. “Identificar as necessidades de melhorias com ferramentas eficazes para um bom planejamento nos faz acreditar que estamos no caminho certo e com a melhor percepção de uma parceria especializada”, disse Caroline.
Avaliações
Nesta etapa, o foco principal do programa é a alfabetização, com processos avaliativos, formativos a partir da apreciação dos dados e resultados inseridos no Sistema de Avaliação do Educar Pra Valer, junto à Secretaria Municipal de Educação.
Para os anos finais, do 6º ao 9º ano, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Semed realizou as avaliações por meio dos conteúdos disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), com os resultados a serem mapeados pelo Núcleo de Avaliação Educacional (NAE), que articula as ações avaliativas no ensino público municipal de São Luís e é responsável pela análise dos dados que norteiam os próximos passos das escolas e das atividades dos professores.
Embora essas avaliações já sejam realizadas a cada ano letivo e integrem o calendário efetivo, o ensino público do Município de São Luís está aperfeiçoando um programa próprio, inspirado em suas experiências exitosas, para maior autonomia e atendimento às especificidades do ensino local.
“O NAE tem um papel relevante na rede de ensino com a responsabilidade de acompanhar o nível do aprendizado e o levantamento da defasagem dos estudantes, bem como estabelece metas para direcionar e executar os planejamentos com os focos didáticos e pedagógicos nas atividades escolares, desenvolvendo um trabalho minucioso em conjunto, com toda equipe empenhada para o melhor resultado e desenvolvimento da nossa educação”, pontuou a coordenadora do NAE, Karolina Salomão.
Segundo a coordenadora do programa Educar pra Valer, Lena Machado, surge uma grande oportunidade de aperfeiçoamento das avaliações da rede de ensino e que podem agregar às suas potencialidades para uma educação de maior qualidade. “Chegamos recentemente na rede de educação de São Luís que tem um potencial incrível e tende a crescer ainda mais no nosso programa e que nessa aproximação com diálogos e discussões acerca desse propósito, tem um bom caminho pela frente e que para nós do Educar pra Valer é uma grande alegria”, disse Lena Machado.