Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeitura de São Luís e parceiros realizam mais de mil procedimentos em ação de saúde no Mercado nas Tulhas

Por Redação Agência (SECOM)

Comerciantes do Mercado das Tulhas, na Praia Grande, tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (20), quando a Prefeitura de São Luís, em parceria com o Sesc, Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes de São Luís (Sindifeirantes) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), levou diversos serviços de saúde preventiva para os trabalhadores do local. Na ação foram realizados mais de mil procedimentos.

A iniciativa, que faz parte do programa “Saúde nas Feiras”, coordenado pelas secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), será realizada, na próxima quarta-feira (27), no Mercado do Bairro de Fátima.

Durante a ação na Praia Grande, comerciantes e frequentadores do mercado tiveram acesso a uma série de serviços, incluindo medição de pressão arterial, verificação das taxas de glicemia, encaminhamento para consultas médicas, aplicação de vacinas contra a influenza e hepatites virais, teste para Covid-19, entre vários outros serviços.

Seu Rosinaldo Ferreira, comerciante há 30 anos no Mercado das Tulhas, aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe. Em setembro do ano passado, durante uma edição anterior do projeto “Saúde nas Feiras”, seu Rosinaldo descobriu ser hipertenso.

“Fiz a medição de pressão e deu taxa muito alta. Procurei o cardiologista, fiz vários exames, e acusou o entupimento das veias. Tive que me submeter à cirurgia de angioplastia (desobstrução das artérias). Estou vivo hoje graças a esse projeto”, faz questão de ressaltar o comerciante.

“O projeto Saúde nas Feiras é uma estratégia importantíssima para o Município monitorar e melhorar as condições de saúde dos feirantes, um público que, em razão da dura rotina de trabalho, acaba descuidando da própria saúde”, avalia o secretário da Semus, Joel Nunes. “Indo às feiras, as equipes multiprofissionais do programa conseguem identificar casos silenciosos emergenciais e providenciar o encaminhamento para consultas e exames especializados”, completou o secretário.

O coordenador de Ações Comunitárias de Saúde da Semus, Júlio César dos Santos, reforça a importância do projeto dentro das políticas públicas de saúde.

“Por meio de ações como o projeto Saúde nas Feiras, o município consegue aprimorar seus principais indicadores de saúde, com destaque para a cobertura vacinal e o controle de doenças graves, como a hipertensão e o diabetes”, explicou o coordenador.