Artistas locais emocionam público com shows no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão
Por Redação Agência (SECOM)
O Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, palco por onde tem se apresentado as melhores atrações juninas, como danças folclóricas como bumba meu boi, cacuriá e tambor de crioula, também abre espaço para os artistas locais.
Nesta sexta (17), é a vez de Mano Borges comandar a noite. A programação tem início às 18h, e, além do show do artista, a festança junina terá as apresentações do grupo Carroça é Nossa, dança portuguesa Harmonia de Portugal, bois de Axixá e Lendas e Magias, Cia Encantar e bois de Upaon Açu e de Ribamar. Os grupos Forró Pesado, Forró Pegado e Trio Mandacarú tocam no Barracão do Forró.
"Incentivar os artistas locais é uma das prioridades da gestão do prefeito Eduardo Braide. E o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, não poderia deixar de dar visibilidade aos talentos maranhenses, que cantam a nossa terra, a nossa cultura. A cada noite de arraial, temos um artista diferente. Confira a programação e não fique de fora", convida o secretário de Cultura, Marco Dualibe.
As atrações que animaram o público, na última quinta-feira (16), foram a dança do boiadeiro Cowboys de Ouro, dança portuguesa Arte e Beleza de Portugal, show com Célia Sampaio, e bois Encanto do Olho D'água, Barrica e Juventude de Miranda do Norte. Quem gosta de dançar coladinho, aproveitou o som de Raimundinho e Forró Pé No Chão, e Made In Xote no Barracão do Forró.
Cantora e compositora de reggae, Célia Sampaio é natural do bairro Liberdade e também produz corte e costura ligados a elementos africanos. Voz forte, simplicidade, presença de palco marcante, vestido e acessórios com motivos africanos. Tudo na performance da artista remete à cultura negra.
"Temos a expectativa de fazer uma boa apresentação, passar nossa mensagem junina misturada com uma pitada de reggae. Me sinto valorizada como artista, porque temos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para um público maior, com toda uma estrutura logística e de qualidade de som proporcionada pela Prefeitura", explica Sampaio.
Quando a artista entrou no palco, alguém na plateia gritou: "Linda!". Era a pedagoga Shamach Pacheco, 27 anos, que veio assistir ao show com o marido, o advogado Jackson Roger, 45 anos, e o filho, o pequeno Antônio Akin, de 6 meses. Acompanharam a família, os amigos Nat Maciel e Raimundo Matos.
Shamach é amiga e fã da cantora. "Sou muito fã porque ela é uma mulher negra da cena maranhense, referência como cantora e pessoa. O som que ela faz significa essa vibração, esse calor do reggae. A iniciativa da Prefeitura de convidar artistas locais para os arraiais é válida, principalmente para os que estão em início de carreira", ressalta.
O casal goiano Carlos Gomides, 59 anos, odontólogo, e Evanilde Gomides, 57 anos, funcionária pública, gosta de aventura. Eles fizeram uma expedição de travessia dos Lençóis Maranhenses, com quatro dias de caminhada de Barreirinhas a Santo Amaro e em São Luís se encantaram com a festança na Maria Aragão.
"Nossos amigos, que foram na expedição, voltaram para Goiânia e nós ficamos para conhecer São Luís e sua cultura. Já visitamos Alcântara, Raposa e São José de Ribamar. Agora estamos aproveitando a programação junina. Amanhã, eu venho de novo para assistir o boi de Axixá", conta Carlos Gomides.
Casada há 30 anos, Evanilde Gomides explica que seu marido fez faculdade em São Luís, de 1983 a 1988, e sempre falava em trazê-la para conhecer a cidade.
"A gente gosta muito de trilha e os Lençóis foi um dos melhores passeios que já fizemos. Os maranhenses são muito hospitaleiros e a comida daqui é muito gostosa", compartilha.
PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA – Arraial da Cidade
Dia 17 de junho – sexta-feira
18h - Grupo Carroça é Nossa
19h - Dança Portuguesa Harmonia de Portugal
20h - Boi de Axixá
21h - Show de Mano Borges
22h - Boi Lendas e Magias
23h - Cia Encantar
0h - Boi de Upao Açu
1h- Boi de Ribamar
Dia 18 de junho – sábado
18h - Comemoração do Dia Nacional do Tambor de Crioula
20h - Boi Mocidade Axixaense
21h - Show de Thais Moreno
22h - Cacuriá Assa Cana
23h - Boi União da Baixada
0h - Boi de Sonhos
1h - Boi de Maracanã
Dia 19 de junho – domingo
18h - Grupo Folias Juninas
19h - Cacuriá Mirim de Hildener
20h - Barriquinha
21h - Show de Vicente Melo (Canta João)
22h - Boi Brilho da Ilha
23h - Boi de Morros