Estudante da rede municipal da Prefeitura de São Luís conquista medalha de bronze nos Jogos Escolares Brasileiros 2021
Por Redação Agência (SECOM)
Aos 13 anos, Wesley Joaquim, estudante do 7º ano da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rivanda Berenice Braga, da Prefeitura de São Luís, localizada no Barreto, conquistou o terceiro lugar nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs 2021), realizados na cidade do Rio de Janeiro, recebendo a medalha de bronze no salto com vara, disputando com jovens de todo o Brasil. Ele é o primeiro medalhista da delegação do maranhão nos jogos deste ano.
“Quando fiz a prova, percebi que não fui bem. Fiquei triste! Depois os atletas que competiram comigo me chamaram para me avisar que havia conquistado o bronze. Quanta felicidade. O meu objetivo foi sair de São Luís para o Rio de Janeiro para ganhar uma medalha e eu consegui”, disse Wesley Joaquim.
Outros estudantes da rede municipal participaram da competição que teve uma delegação enviada ao Rio de Janeiro com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Foi o caso de Raícila Vitória de 12 anos, que ficou em 4º lugar no salto com vara e Vitor Calebe, de 14 anos, que não se classificou nos 100 metros rasos, mas conseguiu evoluir nos seus índices de aproveitamento. Ambos estudam também na U.E.B. Rivanda Berenice Braga.
Projeto
Os estudantes integram o projeto “Atletismo na Escola”, realizado na U.E.B. Rivanda Berenice Braga. Os professores Márcio Miguens e Silma Braga são os responsáveis pela iniciativa que ocorre no contraturno das aulas, com o objetivo de estimular, por meio do esporte e da educação, boas notas e a frequência regular das aulas.
“A medalha de Wesley Joaquim é a pontinha de um iceberg. Precisamos resgatar a autoestima dessas crianças para um futuro melhor. Esporte e educação andam juntos”, disse, emocionado, o professor Márcio Miguens.
Os Jogos Escolares Brasileiros aconteceram entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, nas instalações que foram usadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e reuniu 6 mil estudantes de todo país.