Prefeito Eduardo Braide vistoria obras de reforma de centro cirúrgico e enfermarias do Socorrão 2
Por Redação Agência (SECOM)
A gestão do prefeito Eduardo Braide tem trabalhado para melhorar a estrutura e o atendimento nas unidades de emergência da rede municipal de saúde de São Luís. O Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão 2, na Cidade Operária, está passando por uma ampla reforma em suas enfermarias e centros cirúrgicos que vão garantir o aumento da capacidade de atendimento à população. As obras foram vistoriadas, neste sábado (6), pelo próprio prefeito.
“Hoje vim ao Socorrão 2 acompanhar o andamento das obras de reforma que estamos fazendo na unidade. Estamos reformando uma ala cirúrgica. Com isso, teremos duas alas cirúrgicas funcionando ao mesmo tempo, o que vai nos permitir praticamente dobrar a capacidade de cirurgias que são realizadas por dia. Além da ala cirúrgica, estamos reformando as enfermarias da ala C do hospital, que vai receber leitos novos, será totalmente climatizada e terá toda a sua estrutura requalificada para garantir melhor atendimento aos pacientes. Este trabalho vai chegar a todo o Socorrão 2, por etapas, pois à medida que formos terminando uma ala, vamos partir para outra”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que esteve acompanhado do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella e equipe.
As obras estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para melhor atender a demanda da unidade e também oferecer tratamento humanizado à população não só de São Luís, como também do interior do estado.
Reforma
A ala cirúrgica que está sendo reformada conta com quatro salas. Os locais estão recebendo novo forro, piso, pintura, revisão das tubulações hidrossanitárias e dos gases medicinais, entre outras melhorias. Com isso, a unidade passará a ter dois centros cirúrgicos em pleno funcionamento de forma simultânea, dobrando a capacidade de procedimentos que são realizados diariamente, diminuindo o tempo de espera pelo atendimento.
Também estão sendo reformadas oito enfermarias na ala C do hospital, que tem capacidade para 32 leitos. Além da reestruturação total, climatização e reforma completa dos banheiros, as enfermarias receberão leitos novos, dando mais conforto aos pacientes em tratamento.“
"Seguindo a determinação do prefeito Eduardo Braide, fizemos um levantamento de todas as intervenções estruturantes que são necessárias para manter o Socorrão 2 em pleno funcionamento e aumentando sua capacidade de atendimento. Estamos fazendo as reformas por etapas, ala a ala, para não comprometer os serviços. Desta forma, vamos reestruturar toda a unidade”, afirmou o secretário David Col Debella.
As reformas fazem parte do conjunto de ações que a gestão do prefeito Eduardo Braide tem feito para reestruturar a rede municipal de saúde. Desde o início do ano, somente no Socorrão 2, já foram entregues novas camas e colchões para a unidade, substituindo os que estavam em uso há muito tempo.
Além dos novos leitos completos (cama, colchão, cabeceiras e grades laterais de proteção), foram entregues colchões específicos para maca e colchões para cama tipo beliche, que são usados pelos profissionais médicos e de enfermagem e 80 rolos de espuma. Foram entregues, ainda, novos carros de anestesia, da marca MINDRAY, modelo WATO EX35.
As melhorias fazem parte do compromisso assumido pelo prefeito Eduardo Braide não só com os pacientes e funcionários do hospital, mas com a população. A unidade foi visitada por ele logo no dia 2 de janeiro.
O Socorrão 2 é uma unidade de referência do Município com atendimento em traumatologia, ortopedia, vascular, cirurgia geral e terapia intensiva adulta. O hospital é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia, sendo considerado referência, também, nesta especialidade, além das habilitações de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional, Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumato-ortopedia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Tipo II adulto e cirurgias ortopédicas.