Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeitura de São Luís realiza ação de saúde para mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Redação Agência (SECOM)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Hospital Universitário, realizou semana passada, uma ação de saúde voltada para mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade. Entre os serviços oferecidos, foram realizados exames físicos das mamas; mamografia; coleta de preventivo do Câncer de Colo de Útero; serviços de beleza e distribuição de kits de higiene.

“O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e a prevenção é a forma mais eficaz de diminuir o risco de desenvolvimento da doença. Por isso, buscamos ampliar os meios de prevenção e diagnóstico. Um exemplo disso foi a instalação de um novo e moderno mamógrafo no Hospital da Mulher e a elaboração de novos fluxos facilitados para a realização do exame de mamografia, além da intensificação das ações de conscientização, durante o mês de Outubro”, afirmou o secretário de Saúde, Joel Nunes.

No decorrer do mês, foram promovidos ainda eventos como palestras e rodas de diálogo, nas unidades mistas e hospitais da rede municipal de saúde a fim de conscientizar a população em geral sobre os cuidados preventivos, como o autoexame.

Outra ação da Prefeitura com o intuito de combater o câncer de mama foi a ampliação da faixa etária de rastreamento para pessoas de 40 a 69 anos de idade. Até o momento, a faixa considerada era a estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 50 a 69 anos.

Entre os pontos disponíveis para a realização do exame, São Luís conta com o CTR Diagnóstico por Imagem, Hospital Universitário, APAE e a partir de agora, com a instalação de um novo mamógrafo, conta também com o Hospital da Mulher.