Agência São Luís
PERÍODO
De
A

Prefeito Eduardo Braide toma segunda dose de vacina contra a Covid-19 e ressalta importância de finalizar o ciclo de imunização

Por Redação Agência (SECOM)

O prefeito Eduardo Braide recebeu a segunda dose da vacina Pfizer contra a Covid-19 nesta sexta-feira (27) no Centro Municipal de Vacinação (CMV) Multicenter Sebrae, no Cohafuma. Após concluir seu ciclo de imunização, o gestor municipal reforçou a importância da vacinação no combate ao novo coronavírus e pediu a toda a população que procure um dos nove postos de imunização para tomar a sua segunda dose.

“É muito importante que todos fiquem atentos à data da segunda dose marcada em seu cartão de vacinação e cumpram o seu ciclo de imunização. Só iremos superar a pandemia e a variante delta do novo coronavírus enquanto todo mundo estiver vacinado. Tenho dito sempre que, em São Luís, todo mundo que quiser vai poder tomar sua vacina. E para a segunda dose não é preciso agendar, então, quem, por qualquer motivo perdeu a data da sua segunda dose, é só ir a um dos nossos postos para completar a imunização”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Assim como todos os demais cidadãos de São Luís que estão indo a um dos nove postos de vacinação montados pela Prefeitura, o prefeito Eduardo Braide cumpriu todas as etapas da vacinação, passando pela triagem, aguardando o chamamento de sua senha, 1.246, para se dirigir ao estande de aplicação da dose e depois a área de pós-vacina para finalizar seu atendimento.

Segunda dose

Com nove postos de vacinação em pleno funcionamento, a Prefeitura de São Luís tem aplicado, em média, 13 mil segundas doses de vacina diariamente, estando com uma média de vacinação superior à estadual e nacional.

Para receber sua segunda dose, o cidadão deve verificar nos canais oficiais da Prefeitura nas redes sociais, em quais postos estão disponíveis a vacina que deve receber (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) e se dirigir ao local levando um documento de identidade e o cartão de vacinação onde consta a comprovação da aplicação da primeira dose.

Até o momento, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o prazo para aplicação da segunda dose da vacina Coronavac é de três semanas. Já as vacinas Astrazeneca e Pfizer são três meses.

Repescagem

A estrutura montada pela Prefeitura de São Luís garante a aplicação de até 25 mil doses de vacinas por dia. Com isso, além da aplicação das segundas doses, a capital também está realizando a repescagem geral de quem tem a partir de 12 anos e ainda não tomou a primeira dose.

A aplicação da primeira dose segue ao longo do sábado (28), das 8h às 18h, nos CMVs Multicenter Sebrae, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Maracanã e Drive-thru Ceuma.

Terceira dose

A Prefeitura de São Luís também já iniciou a aplicação da dose de reforço (terceira dose) contra a Covid-19 em idosos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde anunciou o início da terceira dose a partir de 15 de setembro, mas como São Luís já vacinou praticamente 100% da população adulta, a partir dos 18 anos, e adolescentes a partir de 12 anos e tem em estoque todas as segundas doses, antecipamos a aplicação da terceira dose nos públicos definidos pelo ministério para garantir que toda a nossa população fique imunizada”, informou o prefeito Eduardo Braide.

Na capital, os primeiros a receber a terceira dose foram os idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos residentes nas oito instituições de longa permanência da cidade, entre instituições privadas e públicas.

Nesta sexta-feira (28) foram convocados para tomar a terceira dose os idosos acima de 90 anos. A aplicação da dose de reforço está ocorrendo em todos os nove postos de imunização. Para se vacinar basta apresentar o cartão de vacinação e o documento original com foto.

Devem receber a terceira dose os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses, ou seja, já tenham tomado as duas doses recomendadas até o mês de março. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose para receber a terceira.

São considerados imunossuprimidos pessoas que vivem com HIV, em tratamento de câncer ou quem passou por um transplante, por exemplo. Neste caso, pessoas de qualquer idade poderão buscar a dose de reforço.

O calendário de reforço dos demais idosos e pessoas imunossuprimidas será divulgado, em breve, nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais.