Prefeitura de São Luís entrega mais uma escola totalmente requalificada para o retorno seguro das aulas presenciais
Por Redação Agência (SECOM)
As escolas da rede municipal de ensino de São Luís seguem sendo preparadas para a retomada das aulas. Nesta sexta-feira (13), a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, representando o prefeito Eduardo Braide, entregou a Unidade de Educação Básica (U.E.B) Professora Laura Rosa, no bairro Vila Apaco, região da Cidade Operária, totalmente requalificada com investimentos do programa Escola Nova. Com a obra, a instituição passa a contar com as condições necessárias - tanto físicas, quanto sanitárias - para que os mais de 80 alunos matriculados voltem ao ensino presencial.
"Hoje a Prefeitura está entregando mais uma unidade de ensino totalmente requalificada por meio do programa Escola Nova. Os ambientes passaram por uma grande reforma e receberam novos móveis, como mesas, cadeiras, televisão e ar-condicionado, além de material didático. A escola está cumprindo todo o protocolo sanitário necessário para que as aulas sejam retomadas com segurança devida. Para isso, foram instaladas estações de lavagem das mãos logo na entrada, assim como totens com álcool em gel por toda a unidade", destacou a vice-prefeita Esmênia Miranda.
A U.E.B Professora Laura Rosa é mais uma entre as várias unidades de ensino já entregues pela Prefeitura de São Luís, nos últimos dois meses, para a retomada das aulas presenciais após mais de um ano e meio de pandemia. Um dos principais objetivos das obras de requalificação que vêm sendo executadas nas unidades da rede é a adequação da estrutura ao padrão sanitário planejado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para um retorno seguro, devido ao novo coronavírus.
"A Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando há meses esse momento de retomada das aulas, que requer cumprimento a um protocolo sanitário que foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Além de toda a adequação da parte física das escolas, também é uma preocupação da gestão do prefeito Eduardo Braide a questão da conscientização. Por isso, também realizamos formação com os professores da rede para que esse momento de retorno do ensino presencial fosse possível", disse a secretária-adjunta de Ensino, Gusmaia Mousinho.
Também estiveram presentes durante a entrega da U.E.B Professora Laura Rosa, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella e o vereador Ribeiro Neto (PMN).
Escola
A partir de agora, os alunos da U.E.B Professora Laura Rosa vão contar com uma estrutura de qualidade para o retorno às aulas. O ambiente foi completamente adequado às necessidades do momento, em razão da pandemia, e, também, à idade dos estudantes da pré-escola, onde funciona creche, infantil I e II e abriga crianças de 3 a 5 anos.
"Toda a comunidade está em festa com a requalificação da unidade. Os familiares dos alunos estão empolgados com o retorno das aulas e, por isso, nós, professores, estamos muito felizes. A unidade estava precisando de uma reforma e ganhamos uma verdadeira renovação de todo o ambiente. Todos os problemas foram solucionados, ganhamos até mais do que esperávamos. Agora, temos até salas climatizadas", comemorou a gestora da U.E.B Professora Laura Rosa, Leandra Diniz.
Na unidade foram realizados serviços como retelhamento, troca parcial do forro, reforço estrutural, revisão da parte elétrica, pintura interna e externa, troca de portas e janelas, substituição de toda a iluminação em LED - mais eficiente e econômica -, instalação de novos ventiladores, climatização de todas as salas e instalação de lavatórios de mãos e totens com álcool em gel - em atendimento ao protocolo sanitário elaborado pela Semed, em parceria com a Semus.
De acordo com a mãe do pequeno Josué, de 3 anos, a requalificação da U.E.B Professora Laura Rosa a deixou mais segura para permitir o retorno do filho ao ensino presencial. "Vi que tudo foi feito com muito cuidado, e isso me dá mais segurança para trazer meu filho para assistir as aulas presenciais. O prefeito Eduardo Braide está de parabéns por essa obra, pois a escola estava precisando, ainda mais neste momento", destacou a dona de casa Celena Rodrigues, de 33 anos.
A requalificação da rede municipal de ensino integra o programa Escola Nova e está sendo executada de forma conjunta pelas secretarias municipais de Educação (Semed) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp).
Por meio do programa, já foram entregues as U.E.Bs. Sofia Silva, na Vila Passos; Jackson Kepler Lago, Cidade Operária; Pedro Marcosini Bertol, Jaracati; Alberto Pinheiro (anexo infantil), no Centro; Senador Miguel Lins, Ipase de Baixo; Mary Serrão Ewerton, no bairro Pedrinhas I (BR-135, KM 4), na Zona Rural de São Luís; Tom e Jerry - Anexo Balão Mágico, no Vinhais; e Professor Mata Roma, Cidade Operária.
Saiba mais
A retomada gradual das aulas presenciais na rede municipal de ensino, a partir da próxima segunda-feira (16), é possível também por causa da bem-sucedida campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 que atualmente já está imunizando adolescentes e segue com a vacinação dos profissionais de educação que estão recebendo a segunda dose.
Conforme o calendário de 2021 da rede municipal, no primeiro semestre letivo, as escolas seguiram o ensino remoto até o final de junho, com aulas on-line e atividades impressas entregues aos alunos que não puderam acompanhar pelo Google Classroom, seguindo período de férias em todo o mês de julho.