Com queda nas internações, Prefeitura desativa leitos e mantém atendimento pós-Covid19 na Unidade Mista do Bequimão
Por Redação Agência (SECOM)
Com a redução no número de casos e de internações provocadas pelo novo coronavírus, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), desativou, no início da semana, 30 do total de 120 leitos exclusivos disponíveis pelo Município, entre de enfermaria e suporte avançado, destinados para o tratamento de pacientes com a doença. Os leitos são da Unidade Mista do Bequimão. Os hospitais da Mulher e Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) mantém em funcionamento os 90 leitos criados pela atual gestão.
A ação é resultado do monitoramento e análise realizadas por especialistas que trabalham no acompanhamento e atualização do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19. Uma das medidas adotadas pelo prefeito Eduardo Braide, logo no início de sua gestão, foi a implantação de 120 leitos para atender exclusivamente a pacientes com o novo coronavírus, já que, desde setembro de 2020, a capital maranhense não dispunha de nenhum leito específico para receber pessoas acometidas com a doença.
Para o titular da Semus, Joel Nunes, a queda no número de internações em São Luís é reflexo do sucesso da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19, que ultrapassou a marca de 90% da população imunizada com a primeira dose.
"Chegamos a significativa marca de mais de 90% da população adulta vacinada pelo menos com a primeira dose, e com isso é natural a tendência de queda no número de internações. Essa desativação de leitos exclusivos de Covid-19 no Bequimão é mais um passo de vitória da gestão do prefeito Eduardo Braide na luta contra a pandemia. Importante ressaltar que os dados epidemiológicos são avaliados diariamente e norteiam nossas tomadas de decisão", disse Joel Nunes.
Ele acrescentou que a desativação dos leitos não comprometerá os atendimentos ao público em outros casos ou especialidades médicas, como também dos serviços prestados pela equipe pós-covid.
“A Prefeitura está reduzindo o número de leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus por conta da diminuição nos números de contágio e de internação pela doença. Por determinação do prefeito Eduardo Braide, a população continuará mantendo na Unidade Mista do Bequimão, serviços nas diversas especialidades médicas e, também, os atendimentos no Centro de Referência e Tratamento Pós-Covid, que funciona anexo à unidade”, destacou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.
Segundo balanço da Semus, de março a julho deste ano, período em que os serviços estiveram em funcionamento, aproximadamente 14 mil atendimentos de emergência e 500 internações foram registradas. Em média, por mês, duas mil pessoas com sintomas ou casos de Covid-19, recebiam tratamento na Unidade Mista do Bequimão.
Centro de Referência Pós-Covid
O Centro de Referência Pós-Covid, que funciona anexo à Unidade Mista do Bequimão, é o primeiro do Maranhão e um dos pioneiros no país, com atendimento voltado para pacientes que ficaram com sequelas crônicas ocasionadas pelo novo coronavírus, mesmo após o fim da infecção. Desde que entrou em funcionamento, em abril, o centro já atendeu a mais de 700 pessoas.
O serviço é gratuito e está disponível a toda população da capital maranhense. O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar, com atendimentos em diversas especialidades de reabilitação como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, serviço social e práticas integrativas como acupuntura, florais de bach e reiki. Os atendimentos são feitos simultaneamente com os tratamentos da medicina convencional.
No centro, também são oferecidos apoio às famílias que perderam entes queridos para a Covid-19, com assistência médica psicológica. As famílias são mapeadas pelas unidades municipais da capital que atenderam o paciente que veio a óbito.
Outros serviços
Além do Centro de Referência Pós-Covid, a Unidade Mista do Bequimão oferece atendimentos nas diversas áreas médicas, tais como clínica geral, pediatria, cardiologia, neurologia, nefrologia, pneumologia (consulta e exame de espirometria), ortopedia, psiquiatria e odontologia.
A unidade conta, ainda, com uma Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), promovendo mais facilidade e comodidade à população que necessita de serviços médicos na capital maranhense. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.