Prefeitura de São Luís amplia vacinação contra Influenza/H1N1 para toda a população
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), ampliou a campanha de vacinação contra H1N1/Influenza para toda a população acima dos seis meses de idade, seguindo orientação do Ministério da Saúde. A vacina está sendo ofertada em 62 postos espalhados por toda a capital, das 8h às 17h. Para vacinar é preciso levar documento com foto, além da carteira de vacinação.
Em São Luís, a campanha de vacinação contra Influenza/H1N1 começou dia 12 de abril para os grupos prioritários. A partir desta segunda-feira (05), toda a população pode procurar um dos postos de imunização da Prefeitura para tomar a vacina, que protege contra três tipos do vírus Influenza: H1N1, H3N2 e influenza do tipo B Victoria.
A Semus orienta, também, que, para quem faz parte dos públicos-alvos e já convocados para a vacinação e ainda não foi vacinado, pode procurar um posto de saúde do Município para receber se proteger contra a gripe.
“A Prefeitura está ampliando a vacinação contra a H1N1 a toda a população de São Luís. Por determinação do prefeito Eduardo Braide, estamos com nossos postos funcionando o dia inteiro para que as pessoas possam ser imunizadas em massa e nossa capital atinja a meta de vacinação da campanha”, informou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.
Influenza/Covid19
Como as duas campanhas de vacinação estão acontecendo ao mesmo tempo - da gripe e da Covid-19 - a orientação da Semus é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada pela população.
Assim, quem ainda não recebeu nenhuma das doses do imunizante contra a Covid-19, deve receber antes a vacina contra o novo Coronavírus e esperar, no mínimo, 14 dias para poder receber a vacina contra a Influenza/H1N1.
Grupos prioritários
Pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade foram incluídos como públicos prioritários pelo Ministério da Saúde e já foram convocados a se vacinar.
Esse público-alvo é de 354.862 pessoas, e foram aplicadas até o momento 158.292 doses, o que significa 44.6% de cobertura vacinal em São Luís. A meta da campanha contra Influenza/H1N1, estipulada pelo Ministério da Saúde, é imunizar 90% das pessoas que fazem parte dos públicos-alvos.
Por isso, a Semus ressalta que quem faz parte destes públicos e ainda não se vacinou deve procurar um dos postos de imunização.
“Pessoas que porventura foram chamadas em fases anteriores e que perderam o prazo continuam sendo atendidas em nossos postos de vacinação. Por isso, pedimos a estas pessoas que se vacinem, pois prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes.
Para garantir a cobertura vacinal, a Prefeitura de São Luís disponibilizou 62 postos fixos de vacinação entre unidades de saúde e escolas em todas as regiões da cidade, facilitando o acesso pela população. Além disso, foi realizado um Dia D de vacinação no dia 11 de junho e postos volantes foram instalados em todos os terminais de integração da cidade.
LOCAIS COM VACINA INFLUENZA POR DISTRITO (unidades e escolas)
- C.S da Liberdade
- Centro de Saúde Paulo Ramos
- C.S Bezerra de Menezes
- USF do São Francisco
- C.S Vila Bacanga
- U.M Itaqui Bacanga
- C.S Clodomir P. Costa
- C.S Valdecy Eleoteria Martins
- C.S São Raimundo
- C.S Yves Parga
- C.S Vila Nova
- Hospital Aquiles Lisboa
- C.S da Vila Embratel
- C.S do Gapara
- C.S Bairro de Fátima
- U.M Coroadinho
- C.S Carlos Macieira
- PSF Dr. Antonio Guanaré
- Posto de Saúde do Anil
- C.S Genésio Ramos Filho
- C.S Cohab - Anil
- C.S Salomão Fiquene
- C.S Djalma Marques
- C.S Turu
- Hospital Dr. Adelson de Sousa Lopes
- UBS Cintra
- Colégio Militar Tiradentes (Vila Palmeira)
- C.S Amar
- Escola Professor José do Nascimento Moraes
- C.S Radional
- C. S da Vila Lobão
- C.S João de Deus
- U.M São Bernardo
- Policlínica C. Operária
- C.S Santa Bárbara
- C. S Drª Nazaré Neiva
- USF Dr.Antonio Carlos S. Reis I
- USF Maria Ayrecila II
- USF Jailson Alves III
- USF Santa Clara
- USF Santa Efigênia
- C.S São Cristóvão
- USF Pirapora
- USF Fabiciana Moraes
- C.S Vila Janaina
- UBS Expedito Alves de Melo
- PS Coquilho
- C.S Itapera
- C.S Quebra Pote
- C.S Tales Ribeiro Gonçalves
- USF Vila Sarney
- C.S Pedrinhas I
- C.S Pedrinhas II
- C.S Tibiri
- C.S Maracanã
- USF Coqueiro
- C.S José de Ribamar Frazão
- C.S Laura Vasconcelos
- C.S Rio Grande (Mª de Lourdes)
- C.S Vila Itamar
- C.S João Paulo
- Escola Mariana Pavão