Prefeitura de São Luís abre novos postos de atendimento ao contribuinte da Semfaz
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), abriu novos postos para facilitar e agilizar o atendimento ao contribuinte. As novas unidades estão localizadas no Viva do Golden Shopping (Calhau) e no Posto do Procon do Terminal de Integração do São Cristóvão.
A medida visa descentralizar o acesso dos contribuintes ao órgão, oferecendo opções de locais de atendimento em pontos estratégicos da cidade. A Prefeitura planeja ampliar sua rede por toda São Luís, tornando o atendimento ao contribuinte mais rápido e assim diminuir o fluxo de pessoas nos postos da Semfaz.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, José Azzolini, a abertura de novos postos em locais estratégicos da cidade é uma determinação do prefeito Eduardo Braide que tem como objetivos principais facilitar o acesso do cidadão ao fisco, descentralizar e dar celeridade no atendimento ao contribuinte.
“Estamos focados na busca pela excelência na prestação de serviços aos cidadãos ludovicenses. O prefeito Eduardo Braide definiu o aperfeiçoamento do atendimento ao contribuinte como uma prioridade. Assim, estamos investindo na modernização dos nossos sistemas, para facilitar o acesso do contribuinte ao fisco pela internet e também dispomos agora de diversas unidades de atendimento espalhados por toda São Luís, para que o contribuinte tenha mais opções de lugares para ser atendido”, explicou José Azzolini.
Atendimento
Os horários dos novos postos são diferenciados e estendidos. O posto de atendimento localizado na unidade do Viva do Golden Shopping funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 21h. Já o posto instalado no Terminal de Integração do São Cristóvão está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Nestes locais, o atendimento acontece exclusivamente por agendamento, a ser realizado previamente no site do Viva (www.viva.ma.gov.br).
Os novos postos de atendimento contam com uma série de serviços, dentre eles, o parcelamento de tributos e débitos municipais diversos; emissão de guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do Imposto Sobre Serviços (ISS), Alvará, Diploma do Alvará, Certidões, Ficha Cadastral, Nota Fiscal Avulsa (NFSA); e também abertura de processos administrativos.
Além dos novos postos, a Fazenda Municipal conta com centrais de atendimento na sede do órgão na Avenida Kennedy, n° 1455 - Bairro de Fátima, aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; um posto de atendimento no Viva – Shopping da Ilha, aberto de segunda a sábado, das 9h às 21h; e no Centro de Apoio ao Trabalhador, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, e fica localizado na Avenida 18, n° 11, bairro Cohab Anil III – em frente ao terminal de ônibus das linhas Cohab-Cohatrac.
Atualmente, o atendimento presencial ao contribuinte, na sede da Semfaz, deve ser previamente agendado no site da Semfaz. O agendamento tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas no órgão. Para agendar, o contribuinte deve acessar o site da Semfaz, clicar no item 'Agendamento', escolher a opção de atendimento, informar os dados solicitados, escolher data e horário e então emitir a senha.
O fisco municipal também disponibiliza os serviços no site do órgão (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br). Assim, o contribuinte pode acessar dados sobre IPTU, NFSe, Alvará, ISS, Certidões, taxas e outros, seguindo as orientações solicitadas no momento do acesso ao sistema. Lembrando que o contribuinte deverá acessar o site da Semfaz, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br para agendar o atendimento previamente no posto da sede da Semfaz, na Avenida Kennedy.
Atendimento Interno – Semfaz
O atendimento interno ao contribuinte continua suspenso. Para mais detalhes e informações, o contribuinte poderá entrar em contato diretamente pelos contatos (apenas WhatsApp): (98) 99162-9940 e 99156-0673, ou pelo e-mail info@semfaz.saoluis.ma.gov.br.