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Prefeitura de São Luís apresenta avanços do ensino remoto em reunião com Ministério Público do Maranhão

Por Redação Agência (SECOM)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou de reunião com o Ministério Público do Maranhão (Promotoria da Educação), e com os conselhos municipal e estadual de Educação. O encontro ocorreu na última quinta-feira (8), com o objetivo de acompanhar os avanços registrados no primeiro mês de ensino remoto do ano letivo 2021, iniciado no dia 1º de março.

Participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda; o secretário adjunto de Ensino, Ednan Baldez; os promotores Paulo Avelar (1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação) e Lindonjonson Gonçalves de Sousa (da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de São Luís); a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Soraia Raquel Alves da Silva; a presidente interina do Conselho Municipal de Educação, Isabella Caracas; e dos superintendentes das áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial da Semed.

Durante a reunião, a secretária Esmênia Miranda e o secretário adjunto de Ensino, Ednan Baldez, apresentaram informações atualizadas sobre o acesso dos estudantes ao ensino remoto, a realização de formações continuadas para professores e gestores da rede municipal de ensino, reforma de escolas e currículo escolar. 

A secretária Esmênia Miranda destacou que 85% dos estudantes estão conseguindo participar das aulas remotas, enquanto apenas 15% continuam recebendo atividades impressas nas escolas onde estão matriculados.

“Neste primeiro mês de aula, o nosso maior ganho foi conseguir incluir praticamente toda a rede municipal no Ambiente Virtual de Avaliação, por meio da plataforma Google G Suite For Education. Temos mais de 73 mil alunos inseridos na plataforma, com acesso próprio, via e-mail institucional, além dos professores e gestores de todas as unidades de ensino. Muito do que nós planejamos para esse primeiro momento, conseguimos efetivar. Para nós é uma vitória”, afirmou a secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda.

Em suas salas de aula, os professores podem disponibilizar atividades, textos, videoaulas, tirar dúvidas de estudantes via mensagens, corrigir atividades e até mesmo realizar avaliações como aplicação de provas. Os professores podem ainda ministrar aulas em tempo real por meio do Meet, interagindo com os alunos.

A Semed, em parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos brasileira que colabora com iniciativas para a educação pública, está criando conteúdo para uso dos professores no processo de ensino. Atualmente já estão disponíveis mais de 300 videoaulas sobre diversos conteúdos. 

Formações

Outra ação que está sendo realizada pela Semed são as formações oferecidas para toda a rede municipal de ensino, entre eles gestores, suporte pedagógico/coordenadores e professores. As formações continuadas são coordenadas pelo Centro de Tecnologia, Inovação, Formação Continuada e Acolhimento e realizadas por meio de lives transmitidas pelo canal da Semed no Youtube, com temas voltados para o ensino remoto, currículo, avaliação, uso da plataforma Google Classroom, entre outros temas. De acordo com relatório apresentado durante a reunião, as lives já realizadas somaram mais de 65 mil acessos no canal. 

“Em apenas três meses de gestão conseguimos despertar um sentimento de acolhimento a todos que fazem parte da comunidade escolar, principalmente aos nossos professores e gestores, que ficaram muito fragilizados pelo momento que estamos vivendo desde o ano passado. Eles são nossos grandes parceiros e estão participando ativamente das formações, se capacitando para oferecer ensino de qualidade para os nossos estudantes. O nosso objetivo é desenvolver um trabalho colaborativo, com currículo alinhado, que seja colocado em prática em todas as unidades de ensino”, afirmou o secretário adjunto, Ednan Baldez. 

Sobre as reformas das escolas da rede municipal de ensino, a Semed informou que nos próximos meses serão inauguradas 20 escolas, nas zonas Urbana e Rural de São Luís. O trabalho de recuperação das escolas continua com foco na implementação do ensino híbrido e o retorno gradual dos estudantes às escolas de forma presencial a partir do segundo semestre. 

Também nessa perspectiva, a Semed está desenvolvendo ações para assegurar os protocolos sanitários como a aquisição de kits de higiene e firmando parcerias com organizações como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unecef). Por meio da colaboração, foram doados 200 mil kits de saúde bucal que serão distribuídos aos estudantes e, ainda neste ano, haverá doação de pias de lavagem de mãos para 40 escolas em maior situação de vulnerabilidade. 

Enquanto as aulas continuam no ambiente virtual, a Semed segue realizando a distribuição dos kits de alimentação. A previsão é que sejam entregues 85.500 kits. A novidade é que, a partir de agora, os kits serão entregues por aluno e não por família, como era feito na gestão anterior, o que vai melhorar a segurança alimentar de famílias que possuem mais de um filho matriculado na rede municipal de ensino.

Ações

O promotor Paulo Avelar, da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, reconheceu o empenho da gestão municipal em fazer a educação, de fato, acontecer em São Luís.

“Eu venho acompanhando todo o trabalho realizado pela secretária Esmênia Miranda e sua equipe. As visitas às escolas, a busca de parcerias, todo o esforço para que a educação possa fluir. E eu quero parabenizar a todos por isso. Estamos vivendo um momento complicado, sabemos do medo que todos estão sentindo, mas reiteramos que é também um momento de se doar, obedecendo todos os protocolos sanitários e com segurança. Temos ainda um caminho a percorrer para melhorar, mas estamos conseguindo avançar”, ressaltou o promotor Paulo Avelar.

O promotor destacou que as reuniões de acompanhamento das ações da Semed serão realizadas a cada 30 dias, sempre com vistas à melhoria da educação e pela busca de soluções para que o processo de ensino e aprendizagem seja efetivado.

“É uma oportunidade para o compartilhamento de experiência e de orientações para fazermos um trabalho cada vez melhor. Temos que ter muita empatia porque a nossa maior angústia é não ter a criança em sala de aula. A gente acredita que o lugar da criança é na escola. A escola é um ente de identificação cultural, é onde tem vida, é onde a educação se faz viva. Em breve, estaremos de volta com segurança e com mais qualidade no ensino”, disse a secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda.