Busca Ativa Escolar é pauta de videoconferência entre secretarias municipais e Unicef
Por Redação Agência (SECOM)
A Prefeitura de São Luís, diante do atual contexto de pandemia, tem intensificado as medidas para evitar a evasão escolar. Uma das ações é o fortalecimento da plataforma Busca Ativa Escolar, ferramenta desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
Para tratar sobre a plataforma Busca Ativa Escolar, com foco nas estratégias para a diminuição da evasão escolar no município de São Luís, a secretária municipal de Educação (Semed), Esmênia Miranda e servidores da pasta receberam, por videoconferência, o secretário municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes; a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Rosângela Bertoldo; e a chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva.
A secretária Esmênia Miranda destacou a importância de firmar parcerias, pois acredita que a intersetorialidade é um caminho para o sucesso das ações desenvolvidas pelas secretarias. “A recuperação dos alunos que já estavam matriculados e hoje estão fora da escola é uma prioridade para a Semed, pois estes podem ter aumentado os riscos de enfrentar situação de vulnerabilidade. Além do impacto financeiro para a educação, pois quando o município tem redução de matrículas deixa de receber recursos, afetando de forma direta a qualidade na educação”, disse Esmênia Miranda.
O coordenador do Busca Ativa Escolar da Semed, Thiago Moraes, explica que “é possível identificar os alunos que estavam matriculados e não retornaram ao convívio escolar. Por meio da plataforma podemos ver a situação atual de matrícula da rede municipal por modalidades, facilitando a ação integrada das equipes da saúde, educação e assistência social”, disse.
Informações
A secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo, falou da disponibilidade em repassar à Semed informações do Cadastro Único para facilitar o trabalho do Busca Ativa Escolar e o cruzamento de dados entre as secretarias. “Nos colocamos à disposição com informações do Cadastro Único, que é um instrumento de identificação das famílias de baixa renda. Por meio do CadÚnico é possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda do município”, explicou.
Ainda segundo a secretária, “o CadÚnico é uma importante ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias visando a diminuição da evasão escolar de nossas crianças”, ressaltou Rosângela Bertoldo.
Para Ofélia Silva, chefe do escritório do Unicef no Maranhão, “as crianças e adolescentes precisam de uma atenção especial neste período de pandemia. Buscamos apoiar os governos para garantir que cada criança e adolescente tenha o seu direito à educação garantido", finalizou.
Participaram também da reunião on-line, o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes; o secretário adjunto de Ensino, Ednan Baldez; a superintendente da Área da Educação Infantil, Núbia Gomes; a chefe da Assistência Técnica Pedagógica, Patrícia Caldas; a assessora técnica pedagógica, Eliane Pinheiro; a técnica da Superintendência da Área de Ensino Fundamental, Eliana Pereira; o superintendente de Alta Complexidade da Semcas, Zaquiel Barbosa; o coordenador do Cadastro Único/Bolsa Família da Semcas, Cristiano Pereira; a coordenadora dos CRAS, Ascenção Rocha; e o representante de Programas de Educação do Unicef, Ângelo Lambet.
Saiba Mais - Busca Ativa Escolar
A plataforma Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas: Educação, Saúde e Assistência Social, além do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos de Educação, Câmara Municipal, Ministério Público, Associação de Moradores, dentre outras instituições que trabalham unificando ações para garantir o direito à educação de crianças e adolescentes.