Gestores das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís participam de formação
Por Redação Agência (SECOM)
A Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) reuniu, de forma virtual, cerca de 300 gestores e gestores adjuntos das escolas da Rede Municipal de Ensino na terça-feira (16), no I Encontro Formativo de Gestores Escolares. A formação, transmitida no YouTube, teve como principal objetivo apresentar a proposta do calendário de capacitação continuada voltada aos gestores escolares, para desenvolver competências e habilidades relativas às dimensões administrativas, financeiras e pedagógicas a partir de princípios como gestão democrática e participativa, socialização de prática e saberes, ação e reflexão, por uma escola comprometida com a melhoria da qualidade do ensino.
Ao iniciar a reunião, a secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda, destacou a importância do comprometimento de todos os gestores para que as ações propostas para 2021 sejam bem-sucedidas. “Estamos vivendo um novo momento na Semed. O engajamento de todos os gestores é fundamental para que a gente consiga cumprir todos os prazos e metas neste ano letivo. Estamos unindo nossas forças na construção de um excelente trabalho”, afirmou.
O encontro foi conduzido pela equipe de formadores da Semed, que apresentou o planejamento de atividades para todo o ano de 2021. Dentre elas, estão as formações mensais no formato online, encontros para estudos coletivos, atividades à distância e a oferta do curso de formação que trata sobre currículo e sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Outro tema discutido foi a organização da Jornada Pedagógica, evento que antecede o início do ano letivo e que reúne a comunidade escolar para planejar as ações que serão desenvolvidas em todos os meses. Foi destacado o papel dos gestores na preparação da jornada, na execução e no acompanhamento da implementação das ações propostas. Na oportunidade, eles foram informados sobre a realização da pesquisa sobre o perfil do gestor da Rede, que tem como objetivo traçar um perfil sobre conhecimentos de tecnologias educacionais do gestor.
“Esses dados serão utilizados de forma a garantir que os gestores escolares recebam formações continuadas nos aspectos que mais sentem dificuldades, garantindo dessa forma que eles possam oferecer uma administração escolar ainda melhor nesse período de aulas remotas”, explicou André Bastos, coordenador adjunto do Centro de Tecnologia, Inovação, Formação e Acolhimento da Semed.
Durante a formação, os gestores participaram via chat, enviando perguntas, sugestões e dando feedback sobre o encontro. Para a gestora Cecília de Fatima, da UEB Padre João Mohana, a proposta de trabalho da nova gestão da Semed é inovadora e ao mesmo tempo possível de ser implantada nas escolas. “A nova gestão é inovadora, participativa, flexível e bem elaborada. São propostas que iremos adequar a nossa realidade e são possíveis de serem trabalhadas. O que mais vem me chamando atenção é o cuidado com o planejamento das ações. Já temos o cronograma elaborado para o ano letivo 2021, e a partir dele já podemos organizar nossas ações na escola, sem atropelos”, opinou.
A formação trouxe, ainda, a discussão sobre uma proposta curricular flexibilizada da rede municipal para nortear o planejamento pedagógico das escolas, considerando o momento de pandemia e a necessidade de atendimento emergencial à rede municipal de ensino.
A live do I Encontro Formativo de Gestores Escolares continua disponível no canal Semed São Luís, no Youtube, basta acessar o link https://youtu.be/qvMeXl51oY4. Para mais informações basta enviar e-mail para formacao.gestores@edu.saoluis.ma.gov.br.