Agência São Luís
saoluis.ma.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Semed segue com visitas técnicas às unidades de ensino de São Luís

Por Redação Agência (SECOM)

Atender progressivamente às demandas e dialogar com a comunidade, pais, professores e alunos sobre o novo projeto pedagógico desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, têm sido o objetivo das visitas técnicas realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem percorrido as escolas da capital.  

Na última semana, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, e equipe da Semed estiveram nas unidades de Educação Básica (U.E.Bs) Primavera e Padre Newton Pereira, ambas localizadas no Cohatrac. A visita foi acompanhada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Segundo Esmênia Miranda, a ação é uma estratégia da gestão do prefeito Eduardo Braide, que tem por objetivo aproximar toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação das unidades de ensino do município.

“Em pouco mais de um mês de gestão, já realizamos visitas às unidades de ensino São Sebastião, no bairro de Fátima; Rubem Teixeira Goulart, no bairro Cohab Anil; João de Sousa Guimarães e Anexo Criança Esperança, ambas na Vila Luizão; e às U.E.Bs Dr. Neto Guterres e Elpídio Hermes de Carvalho, localizadas no bairro do Angelim. Estamos buscando melhorar este diálogo, conhecendo de perto as demandas de cada escola e comunidade", ressaltou a vice-prefeita.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga, que também visitou as instalações da U.E.B. Primavera, pôde observar de perto os problemas relativos à falta de acessibilidade e outras questões envolvendo o público da Educação Especial. “Nessas visitas temos a possibilidade de conhecer de perto as demandas e necessidades para efetivar as políticas da Educação Especial em São Luís”, disse o secretário.

Apoio

A U.E.B. de Ensino Fundamental Primavera e seu anexo atendem 1.416 estudantes da região. Para a gestora Ivone Assunção Araújo de Jesus, que administra a escola desde 2005, o momento é de muita esperança. “Precisamos do apoio da Prefeitura de São Luís e da Secretaria de Educação. Nossa comunidade, pais e alunos merecem uma educação de qualidade e conforto nas escolas”.

Para a gestora da U.E.B. Elpídio Hermes de Carvalho e do Anexo Mariana Pavão, Lígia de Almeida, “este é um momento ímpar onde um gestor público vem, corpo a corpo, conhecer de fato as nossas necessidades, o que nunca havia acontecido em nossa escola”, disse. “Ter a vice-prefeita e equipe da Semed, in loco, conhecendo a realidade da escola é um ponto primordial para que se conheça de fato os problemas já relatados há anos. A expectativa na atual gestão são as melhores possíveis, não só para a área de educação, mas para toda a cidade de São Luís", completou, entusiasmada, a gestora.

Amanda Sophia Nascimento, estudante do Infantil II, de 4 anos de idade, estava com sua mãe Beatriz Stefanny durante a visita da equipe da Semed, e, com os olhos saltitantes de alegria, fez um pedido especial à equipe Semed no momento de sua rematrícula. "Eu gostaria de ter uma escola linda, com muitos livros coloridos e amiguinhos para estudar e brincar", disse a estudante.

Neucilene Araújo, gestora da U.E.B. Dr. Neto Guterres, conta que enviou um memorando à Semed solicitando visita técnica para conhecimento dos problemas da escola. "Enviamos memorando e, prontamente, fomos atendidos. Receber a vice-prefeita em nossa escola, com comitiva da Semed, conhecendo de perto nossas reivindicações, é motivador. Estou com boas expectativas e muito confiante", disse Neucilene.

As U.E.Bs Elpídio Hermes de Carvalho e Dr. Neto Guterres atendem o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental, nos turnos manhã, tarde e noite, com um total de 315 estudantes.

A vereadora Silvana Noely também acompanhou as visitas e destacou a importância de ter na gestão da pasta uma equipe técnica atuante. “Estou muito satisfeita de ver tanto comprometimento em apenas um mês de gestão. O prefeito Eduardo Braide está de parabéns por colocar à frente das secretarias pessoas técnicas para assumir as pastas”, concluiu.