Secretaria Municipal de Turismo

Prefeitura de São Luís fomenta parceria no turismo entre municípios da Ilha e polo Floresta dos Guarás

30/04/2024 14h58 - Atualizada em 02/05/2024 17h28

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) participou, entre os dias 26 e 29 de abril, de um encontro que reuniu prefeitos e secretários municipais de turismo da capital e das cidades de São José de Ribamar, Alcântara, Raposa, Central do Maranhão, Cedral, Porto Rico, Mirinzal, Guimarães, Cururupu, Bacuri e Apicum Açu, municípios que integram os polos São Luís e Floresta dos Guarás.

O evento, realizado em Mirinzal, soma-se a outros que vêm sendo realizados após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, ocorrido em setembro do ano passado, entre os 10 municípios do polo Floresta dos Guarás e os cinco municípios do polo São Luís para a criação de uma nova rota turística no estado Maranhão. Neste encontro, esteve presente também o CEO da Gekos Receptivo, Adriano Brito.

“Apoiada pelo prefeito Eduardo Braide, a criação da rota turística entre os dois polos turísticos fortalecerá ainda mais a capital maranhense neste cenário turístico, criando novas possibilidades de permanência do visitante, assim como novas experiências turísticas”, afirmou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.

Encontro

Nestes quatro dias de evento, foram promovidas visitas técnicas e também encontro entre os gestores e o trade turístico do polo Floresta dos Guarás para apresentar a rota turística que contemplará praias desertas, ilhas, mangues, quilombos e ainda gastronomia, literatura, patrimônio histórico, entre outros atrativos.

Na nova rota, o visitante poderá desfrutar das belezas e encantos de uma das regiões mais bonitas do mundo, que concentra uma forte ancestralidade africana, em meio à Floresta Amazônica, banhada pelo Oceano Atlântico e ilhas, como a dos Lençóis. Além disso, também terá a grande ilha de São Luís com seus atrativos naturais, culturais e patrimoniais que já encantam diversas pessoas de todo o mundo.

No Termo de Cooperação Técnica estão previstas várias ações, a exemplo da produção de material gráfico, logomarca, vídeo promocional, capacitação presencial e virtual e participação em feira de turismo, entre outras iniciativas.